|
CARTILHAS DOS JOGOS AMBIENTAIS
DA EMA É TECNOLOGIA SOCIAL CERTIFICADA
Panorama
Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005
|
|
26/09/2005 - A coleção
de educação ambiental “Cartilhas dos
Jogos Ambientais da Ema”, desenvolvida pela Embrapa
Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,
vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária
e Abastecimento, é uma das tecnologias sociais
certificadas na edição 2005 do Prêmio
Fundação Banco do Brasil de Tecnologia
Social – 2005, que nesta terceira edição
conta com parceria da Petrobrás, UNESCO e
Pricewaterhousecoopers.
O Prêmio Fundação
Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em
2001 é um instrumento de identificação,
seleção, certificação,
promoção e fomento de tecnologias
que apresentem respostas efetivas para diferentes
demandas. O Prêmio é realizado de dois
em dois anos para permitir a alternância entre
os períodos de captação e disseminação
de soluções.
Das 658 inscrições
recebidas, 105 foram certificadas e 40 selecionadas
como finalistas. O trabalho da Embrapa Meio Ambiente
é um dos finalistas, cujos 8 vencedores serão
conhecidos em 24 de novembro de 2005, em São
Paulo, onde farão jus ao prêmio de
50 mil reais para a reprodução da
tecnologia.
Coleção
das Cartilhas dos Jogos ambientais da Ema
A coleção
foi elaborada no âmbito do Projeto de Educação
Ambiental da Embrapa Meio Ambiente, possuindo 7
cartilhas temática, a saber, água,
solo, árvores/florestas, lixo/reciclagem,
qualidade de vida (enfoque para nutrição,
higiene e segurança do alimento), ar e fauna;
além de um CD de músicas ambientais
e um jogo de dados que apresenta um ambiente rural
de fundo chamado “Ambiente”.
Cada cartilha possui
jogos, poesias e glossário em seus temas
específicos. Foi elaborada de forma diferenciada,
a partir da chamada a participação
espontânea de 51 pessoas ao efetivo engajamento
de funcionários, parentes/amigos de funcionários,
estagiários da Embrapa Meio Ambiente, além
de parceiros externos (Prefeitura Municipal de Lagoa
dos Três Cantos , Embrapa Informação
Tecnológica) apoios do SINPAF e da Prefeitura
Municipal de Santos e patrocínio do PAS -
Campo e do SDS/MMA. Dessa forma tornou-se um reflexo
do envolvimento participativo da comunidade no que
se refere a fomentar o cumprimento de sua responsabilidade
social e de cidadania.
O material foi focado
prioritariamente no tema transversal “meio ambiente”,
proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs) da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
– de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental.
Esse nível de escolaridade foi escolhido
porque, segundo o CENSO 2000 do IBGE, a maioria
da população brasileira encontra-se
nos ensinos básico e fundamental, sendo o
material, portanto, útil também a
outros instrumentos de responsabilidade social desenvolvidos
junto a adultos.
Segundo especialistas
em educação, é na fase de educação
básica/fundamental que “existe maior capacidade
da criança absorver, através de diferentes
estímulos, conceitos que apoiarão
sua aprendizagem intelectual, emocional e artística,
estruturando uma base sólida para a construção
do seu processo educacional por toda a sua vida”.
Assim, a formação
de cidadãos críticos e atuantes, agindo
no seu espaço dependem da apresentação
adequada de material de educação ambiental
que estimule além de informações
ambientais, estímulos a sociabilidade,a desafios,
a concentração, entre outros, para
o ensino básico/fundamental.
Por essa razão
o material fomenta a internalização
de conceitos ambientais por meio de diferentes estímulos,
quais sejam, aqueles voltados para a leitura dos
textos, imagens visuais agradáveis bem como
explicativas do conteúdo, músicas
que estimulam o cantar, aspectos lúdicos
que motivam a socialização e a compreensão
de aspectos ambientais do nosso país.
O material desafia
a vontade em “saber mais” para, enfim, aumentar
a percepção para os impactos ambientais
decorrentes das atividades humanas, a opinião
sobre as causas e conseqüências desses
impactos e, fundamentalmente, a sua motivação
a participar da proposição de soluções
em diferentes esferas de intervenção.
As sete cartilhas
da coleção também foram traduzidas
para linguagem braile, desde 2004, em parceria com
o Centro Cultural Louis Braille de Campinas e produzidas
em escala de protótipo. Foi o primeiro material
da Embrapa feito para esse público, explica
a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Maria Conceição
Pessoa, uma das organizadoras e responsável
pela coleção.
Essa iniciativa foi
tomada, pois a política de educação
vigente no país estimula que estudantes portadores
de necessidades especiais estejam inseridos na rede
normal de ensino, e que não existe material
de educação ambiental disponível
em linguagem braile, o que reforça ainda
mais a necessidade de maior atenção
a instrumentos que operacionalizem o lançamento
desse material.
Segundo informações
da SEESP / MEC, as cartilhas em braile poderiam
beneficiar os 4723 alunos cegos identificados pelo
CENSO escolar 2004 - INEP. Acrescenta-se que, segundo
o Censo brasileiro de 2000, existiam nesse ano 148
mil pessoas cegas e 2,4 milhões com grande
dificuldade em enxergar, onde os Estados de São
Paulo e Bahia lideravam em número de cegos,
com 23.900 e 15.400 pessoas, respectivamente.
Assim sendo, o material
braile fomentaria o acesso à informação
para crianças e adultos com deficiência
visual, fortalecendo não somente o direito
a informação, como também a
capacitação profissional e formação
dessas pessoas, hoje excluídas de informação
temática ambiental de seu próprio
país.
Tecnologia
Social Banco do Brasil
É um conceito
que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento,
considerando a participação coletiva
no processo de organização, desenvolvimento
e implementação. Está baseado
na disseminação de soluções
para problemas voltados a demandas de alimentação,
educação, energia, habitação,
renda, recursos hídricos, saúde, meio
ambiente, dentre outras.
Nos intervalos entre
as edições do Prêmio, serão
desenvolvidas atividades voltadas à consolidação
e sistematização, disseminação
e reaplicação das tecnologias integrantes
do Banco de Tecnologias Sociais.
Na edição
de 2005 do Prêmio Fundação Banco
do Brasil de Tecnologia Social, a Fundação
Banco do Brasil teve a parceria da Organização
das Nações Unidas para a Educação,
a Ciência e a Cultura – UNESCO, do Petróleo
Brasileiro S.A. – Petrobras e PriceWaterhouseCoopers.
Certificado
de Tecnologia Social
Todas as iniciativas
classificadas como tecnologias sociais receberão
Certificado, conferido pela Fundação
Banco do Brasil, a UNESCO e a Petrobras e integrarão
o Banco de Tecnologias Sociais, disponível
no site http://www.fundacaobancodobrasil.org.br
As 40 tecnologias
finalistas receberão um Troféu especialmente
criado para o Prêmio e cada uma das 8 instituições
responsáveis pelas tecnologias sociais vencedoras
receberá um prêmio de R$ 50 mil reais.
Dentre as oito premiações,
será concedido um prêmio especial à
melhor Tecnologia Social voltada para os Direitos
da Criança e Adolescente e outra voltada
à Gestão de Recursos Hídrico,
decorrentes da parceria com a Petrobrás na
edição de 2005.
Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)