Panorama
 
 
 
 

MORRE O INDIGENISTA ANTONIO PEREIRA NETO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

17/10/2005 - Apaixonado pelas causas indígenas e antropólogo da Funai há 32 anos, Antonio Pereira Neto sofreu um ataque cardíaco e faleceu na manhã do domingo (16 de outubro), em Belém. Pernambucano de Bodocó, Toninho, como era conhecido entre os colegas, será homenageado hoje com uma missa na Catedral Dom Bosco, em Brasília. O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, ressaltou a lealdade do amigo e sua competência em todo o período em que se dedicou aos índios.

Mesmo aposentado desde março de 2003, Antonio continuou a trabalhar na Funai. Ocupou diversos cargos até assumir, no dia 20 de setembro deste ano, a Administração Executiva Regional de Belém, como administrador-substituto.

Toninho entrou na Funai como auxiliar técnico de Indigenismo e logo foi chefiar o Posto Indígena Sororó, no Pará. Lá ficou até junho de 1975, quando foi transferido para a sede da Funai, em Brasília. Nesse período, concluiu o Curso de Pós-Graduação em Antropologia e, depois, voltou a trabalhar mais próximo às comunidades indígenas.

Foi chefe das então Ajudâncias de Acre e Guajará-Mirim e administrador do Parque do Araguaia, hoje território indígena na Ilha do Bananal (TO). Em 1985, foi nomeado delegado da 14ª Delegacia Regional da Funai em Rio Branco (AC) e depois foi nomeado para chefiar a Administração Regional da Funai em Altamira (PA).

De volta a Brasília, Antonio Pereira Neto trabalhou nas Coordenações de Artesanato e de Delimitação e Análise da Diretoria de Assuntos Fundiários. Em 2003, foi nomeado presidente-substituto da Funai, antecedendo a gestão de Mércio Pereira Gomes.

 
 
Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.