Panorama
 
 
 
 

TSE DECIDE SOBRE ELEIÇÃO DE PRIMEIRO PREFEITO INDÍGENA DO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

18/10/2005 - Nas mais recentes eleições municipais, em 2004, o indígena Mecias Batista, do povo Sateré Mawé, disputou a prefeitura do município de Barreirinhas, Amazonas, com Gilvan Seixas, que tentava a reeleição. A candidatura de Gilvan Seixas foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral, sob acusação de uso da máquina administrativa na campanha.

Gilvan Seixas recorreu da decisão do TRE, conseguiu reverter sua cassação na justiça estadual alegando falta de provas e assumiu a prefeitura. Mecias Batista entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral. O processo estava em julgamento e o ministro César Rocha pediu vista do processo. Agora, a matéria pode voltar à pauta do TSE a qualquer momento.

Nas eleição, Gilvan Seixas teve 4385 votos, cerca de 43% do total de eleitores de Barreirinhas, e Mecias Batista teve 3276 votos (32, 17%). O candidato indígena conseguiu o apoio de não-índios, pois o numero de votos é maior que a população indígena no município.

Se conseguir assumir o cargo, Mecias será o primeiro indígena a se tornar prefeito em um município do estado do Amazonas. Desde 1987 ele participa das lutas do movimento indígena. Fez parte da primeira coordenação da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), dirigiu o CGTSM (Conselho Geral da Tribo Sateré Mawé), foi eleito vereador pela primeira em 1992 sendo reeleito na legislatura seguinte. Em 2000, saiu como vice-prefeito na chapa de Gilvan Seixas, com o qual rompeu depois.

A Coiab divulgou hoje manifesto de apoio a Mecias Batista, no qual afirma que “a vitória de Mecias Pereira Batista, se vier a ser confirmada pela Suprema Corte Eleitoral do país, mais do que uma conquista do movimento indígena brasileiro, sinaliza para o povo de Barreirinha q esperança de dias melhores e a certeza de que a justiça ao final de tudo sempre prevalece”.

 
 
Fonte: CIMI – Conselho Indigenista Missionário (www.cimi.org.br)
Assessoria de imprensa (J. Rosha)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.