Panorama
 
 
 
 

SETOR PRIVADO DEVE ADOTAR PRÁTICAS EM PROL DA BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

03/11/2005 - Empresas nacionais e internacionais são convidadas a participar da preservação da biodiversidade na reunião Empresas e o Desafio da Biodiversidade de 2010 que começou hoje em São Paulo. O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Capobianco, destacou o empenho do governo brasileiro no tema e seu interesse em estimular a iniciativa privada. "Reconhecemos que diversas organizações privadas já estão desenvolvendo ações em prol da biodiversidade, mas é necessário estimular para que mais grupos adotem uma gestão mais responsável e sustentável", disse.

O evento é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, com a coolaboração do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Os resultados da reunião, que vai até sábado (5), serão encaminhados para a 8ª Conferência da Partes (COP8) da CDB, que acontecerá de 20 a 31 de março em Curitiba, com a participação de quase 200 países.

Segundo o presidente da CEBDS, Fernando Almeida, a reunião de São Paulo é decisiva para a participação dos empresários na COP8. "Esperamos que esta COP conte com o maior número de empresários já registrados em todas as edições do evento. O interesse ambiental vem crescendo e já faz parte do mundo dos negócios", afirmou.

Diferentes formas para o engajamento do setor privado também estão sendo pensadas pela CDB. Na COP-6, em 2002, na cidade de Haia (Holanda), foi definido um plano estratégico com metas para a diminuição de perda de biodiversidade até 2010. "As atividades empresariais devem ser pautadas pelas boas práticas ambientais para assim reduzir o impacto sobre o meio ambiente", disse o membro do Secretariado da Convenção, David Cooper.

A reunião segue com a divisão dos participantes em quatro grupos temáticos: impacto Direto, impacto na cadeia produtiva, divisão de acesso e benefícios e setor de serviços financeiros. No sábado, será apresentado um documento que orientará o setor empresarial na COP8.
 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aida Feitosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.