Panorama
 
 
 
 

POVO KRAHÔ-KANELA VAI À JUSTIÇA PARA EXIGIR DECISÃO DA FUNAI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

Foram apresentados ontem à Justiça Federal um Mandado de Segurança e uma Ação Civil Pública contra a União e contra a Fundação Nacional do Índio (Funai), para que a presidência do órgão manifeste sua posição sobre o processo de demarcação da terra indígena Mata Alagada, do povo Krahô-Kanela, localizada no município de Lagoa da Confusão, Tocantins.

Esta é a primeira vez que uma comunidade indígena entra com um Mandado de Segurança para garantir que a Funai dê encaminhamento ao processo administrativo de demarcação de uma terra.

Nos argumentos do Mandado de Segurança apresentado pela Comunidade Indígena Krahô-Kanela, representada pelo cacique Mariano Wekedê Krahô, ressalta-se que a demora é especialmente grave, “posto ter sido observado pelas diversas equipes antropológicas designadas pela própria autoridade coatora [presidente da Funai] que as condições de vida do grupo indígena em questão, desde 1996, impõem uma medida oficial para superação da situação atual, e considerando o total comprometimento da qualidade de vida do grupo, que tem logrado manter razoável grau de coesão ao longo da trajetória vivida a partir de 1926”.

No texto do Mandado de Segurança, os advogados argumentam que o processo de identificação da terra transcorreu de forma regular mas que, ao protelar a decisão de aprovar ou reprovar o relatório de identificação da terra, o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, mantém-se omisso quanto à decisão. O questionamento legal se baseia, entre outros argumentos, no Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, que determina que “o agente que silencia indevidamente comporta-se com negligência, viola o dever funcional de ‘exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo”.

Já a Ação Civil Pública, de acordo com o Ministério Público Federal, visa garantir à comunidade indígena Krahô-Kanela a declaração, por sentença, do direito à posse sobre as terras que tradicionalmente ocuparam. O MPF pede ainda antecipação de tutela, visando garantir que os Krahô-Kanela possam ocupar imediatamente a área reivindicada e, na hipótese desta não ser considerada de ocupação tradicional da comunidade indígena, que a ação seja convertida em desapropriação indireta, para que eles possam permanecer no imóvel; requer também a condenação da União e da Funai ao pagamento de indenização pelos danos morais suportados pela comunidade indígena em razão de sua omissão e a determinação de que sejam paralisadas quaisquer atividades impactantes sobre o meio ambiente na área.

 
 

Fonte: CIMI – Conselho Indigenista Missionário (www.cimi.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.