Panorama
 
 
 
 

GESTORES AMBIENTAIS COMPLEMENTAM CAPACITAÇÃO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2005

18/11/2005 - Acontece nos dias 22 e 23 de novembro, em Lajeado, o Módulo II do curso de capacitação de técnicos municipais de meio ambiente para o licenciamento das atividades de impacto local, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS). A programação se desenvolverá entre 9h e 17h, no Parque do Engenho (R. Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15). A prefeitura de Lajeado presta apoio à Sema no evento.

O público do Módulo II são os gestores ambientais dos municípios habilitados ao licenciamento na área de abrangência das Agências Florestais da Sema em Lajeado, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, São Sepé, Rio Pardo e Santiago. Há cerca de 50 participantes inscritos que cursaram o módulo anterior. Esta etapa é prática. Serão apresentados casos para que os técnicos municipais exercitem a análise de documentação, a fim de se capacitarem a emitir as licenças ambientais. Serão avaliados processos sobre suinocultura e aviário e loteamentos.

Além disso, haverá palestras. O chefe da Divisão de Licenciamento Florestal do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, Fabrício Azolin, falará sobre a nova Autorização de Transporte de Produto Florestal (ATPF). A auditora do Tribunal de Contas do Estado, Rosângela Motiska Bertollo, fará explanação sobre o controle externo dos tribunais de contas e a proteção ambiental. O promotor de justiça de Lajeado tratará do poder, dever e responsabilidade do órgão ambiental municipal.

O curso é ministrado pelo coordenador do Siga, Niro Pieper, por técnicos da Sema e da Fepam. Pieper lembra que esta será a quarta vez que o Módulo II da capacitação é levado ao interior do Estado. “Está cada vez melhor em participação e em resultados”, comemora Pieper.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.