Panorama
 
 
 
 

FÓRUM DE DIÁLOGOS DA BACIA DO PRATA DISCUTE ÁGUA COMO BEM CULTURAL

Panorama Ambiental
Foz do Iguaçu (PR) – Brasil
Novembro de 2005

24/11/2005 - A água vista como um bem cultural e sob outras dimensões, como a ética, está na pauta de hoje do Fórum Internacional Diálogos da Bacia do Prata, que reúne cerca de 1.300 pessoas para discutir alternativas de gestão das águas da Bacia do Prata. O evento termina amanhã (25).

Os cinco países que se abastecem das águas do Prata - Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai - realizam uma reunião preparatória para o 4º Fórum Mundial da Água, prevista para março do ano que vem, na Cidade do México.

Segundo o coordenador do encontro no México, César Herrera, as discussões vão se concentrar em quatro problemas, que ele considera dos mais sérios para o meio ambiente: investimentos necessários para que a água possa garantir o crescimento e o desenvolvimento dos países; água e saneamento para todos; água para alimentação e meio ambiente e manejo dos riscos, que inclui catástrofes naturais.

Na opinião de Herrera, o índice de saneamento deve aumentar em 50% até 2015, como ficou definido no terceiro fórum, realizado em Tóquio. Ele disse que a idéia não é fazer um fórum técnico, mas discussões que possam realmente definir formas para fazer as coisas acontecerem. A troca de experiências entre os participantes pretende disseminar histórias de sucesso em todo o mundo.

Agora à tarde, os participantes do fórum discutem os aqüíferos da Bacia do Prata. Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se uniram, em setembro de 2003, para desenvolver um plano de proteção ambiental do Aqüífero Guarani, considerado a principal reserva de água doce da América do Sul e um dos maiores do mundo. O aqüífero abrange áreas onde vivem 15 milhões de pessoas. Sua extensão é de aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros quadrados, sendo 840 mil no Brasil (71% do total), 225,5 mil na Argentina (19%), 71,7 mil no Paraguai (6%) e 58,5 mil no Uruguai (4%).

A porção brasileira integra o território de oito Estados: Mato Grosso do Sul (213,2 mil quilômetros), Rio Grande do Sul (157,6 mil), São Paulo (155,8 mil), Paraná (131,3 mil), Goiás (55 mil), Minas Gerais (51,3 mil), Santa Catarina (49,2 mil) e Mato Grosso (26,4 mil).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.