Panorama
 
 
 
 

CONGRESSO NACIONAL DISCUTIRÁ DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NOS MUNICÍPIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

28/11/2005 - Os principais entraves e oportunidades para o desenvolvimento do turismo nos municípios e nas regiões turísticas serão discutidos nesta terça-feira (29), em Brasília, durante o VII Congresso Brasileiro da Atividade Turística (CBRATUR), que terá como tema “O município como vetor básico do desenvolvimento turístico: gargalos e oportunidades”. A diretora de Marketing do Ministério do Turismo, Nair Xavier, apresentará o Plano Cores do Brasil, que será implementado para estimular o turismo interno.

Durante a sétima edição do CBRATUR serão debatidos os recursos disponíveis para os municípios com potencial turístico, as emendas orçamentárias, a legislação e as políticas públicas, as parcerias público-privadas e o Plano Diretor de Turismo. Os gestores públicos também identificarão oportunidades e recursos para o desenvolvimento do turismo em seus municípios.

No final do encontro será elaborado um documento nacional com as propostas de ações para a implantação dos programas. O documento reunirá as sugestões a serem apresentadas aos poderes Legislativo e Executivo, objetivando o desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros.

“O CBRATUR foi criado para envolver todos os atores do turismo brasileiro e colocar o turismo na pauta do País”, explica a ex-deputada federal Nair Xavier Lobo, que era a presidente da Frente Parlamentar do Turismo no primeiro encontro. “Atingimos plenamente nosso objetivo porque o turismo passou a ser amplamente debatido e nós conseguimos, inclusive, intensificar uma relação com o Congresso Nacional”.

Outra realidade - Seis anos após a realização do primeiro evento, a diretora de Marketing do MTur argumenta que agora a realidade é outra. “O Executivo cumpriu a sua principal tarefa com a criação do Ministério do Turismo pelo Presidente Lula, enquanto que no Legislativo a Câmara dos Deputados criou a Comissão Permanente de Turismo. Mas creio que devemos avançar um pouco mais, com a criação da Comissão Permanente de Turismo no Senado”, afirma.

Segundo a diretora do MTur, outro importante avanço é a conquista do orçamento, que amplia-se substancialmente com emendas parlamentares, demonstrando a importância e credibilidade que o turismo tem na Casa. O CBRATUR reunirá senadores, deputados, prefeitos, secretários de Turismo e de Planejamento, além de estudantes. O encontro, que tem o apoio do Ministério do Turismo, é uma iniciativa da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, da Confederação Nacional do Comércio e da Câmara Empresarial de Turismo da CNC. O encontro começa às 9h, no auditório da CNC (SBN – Quadra 1 - Bloco B) e a palestra da diretora de Marketing do MTur será às 9h30.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa (Marlene Gomes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.