Panorama
 
 
 
 

AGRICULTORES DENUNCIARAM ENTRADA DE MILHO TRANSGÊNICO NO PAÍS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Dezembro de 2005

08/12/2005 – Uma amostra de milho entregue pelo movimento de agricultores Via Campesina ao Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul apresentou 93,5% de transgenia. O resultado da análise foi divulgado na semana passada, em Porto Alegre, pelo superintendente do ministério no estado, Francisco Signor.

O ministro interino do Meio Ambiente, Claudio Langone, disse hoje (8) que o uso de sementes transgênicas de milho pode ter conseqüências mais graves que o da soja para a produção agrícola. "A situação da soja já trouxe conseqüências bastantes graves para o Brasil, mas a soja não é um produto de polinização direta como é o milho", explicou ele em entrevista coletiva de rádio.

Cerca de 300 trabalhadores ligados à Via Campesina haviam realizado um protesto no ministério, em Porto Alegre, denunciando a entrada ilegal de milho transgênico no Rio Grande Sul. Os agricultores, que foram recebidos por Signor, entregaram uma carta pedindo ações pelo fim do contrabando e a punição dos responsáveis.

Flávio Vivian, da direção do Movimento dos Pequenos Agricultores gaúchos, disse também que, na semana passada, os manifestantes entregaram sementes de milho compradas em uma agropecuária no município de Barão do Cotegipe, no norte do estado.

Segundo ele, "os movimentos propuseram que o Ministério da Agricultura realize uma força-tarefa no interior do estado para investigar as origens das sementes e onde estão sendo vendidas".

Francisco Signor afirmou que a questão será levada ao Ministério Público Federal e a investigação será entregue à Polícia Federal.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Shirley Prestes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.