Panorama
 
 
 
 

COMITÊ DE BACIA DO SÃO FRANCISCO PEDE ESTUDOS COMPLEMENTARES E GARANTIA DE SUSTENTABILIDADE

Panorama Ambiental
Recife (PE) – Brasil
Dezembro de 2005

09/12/2005 - Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, reunidos em evento no Mar Hotel, decidiram hoje (9) pleitear que o governo federal priorize, no projeto de revitalização do Rio, a adoção de metodologias de planejamento estratégico mais eficazes, que assegurem o uso sustentável dos recursos naturais.

De acordo com a secretária executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Governo de Pernambuco, Alexandrina Sobreira, o programa de preservação ambiental adotado pelo Ministério do Meio Ambiente ainda precisa ser ajustado às condições locais. Ela disse que o desafio é descobrir como a integração de bacias pode ser viabilizada, sem comprometer o meio ambiente.

Os participantes do encontro defendem que os setores produtivos sejam beneficiados também com as águas da transposição, além das pessoas e dos animais, como está previsto no projeto original.

Os integrantes do comitê aprovaram dois documentos que serão encaminhados a Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria de Recursos Hídricos e Ministério da Integração Nacional. No primeiro, solicitam a reavaliação da outorga definitiva da água, concedida por meio de resolução em setembro de 2005. Pedem a elaboração de estudos complementares, visando à real comprovação da disponibilidade hídrica nas bacias doadoras e receptoras, que estão inclusas no projeto de integração do São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste setentrional.

Pedem também a reavaliação da sustentabilidade hídrica apresentada pela ANA, providenciando a elaboração de estudos complementares com a intenção de comprovar o aproveitamento hídrico ao longo das bacias.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Márcia Wonghon

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.