Panorama
 
 
 
 

BRASIL VAI CONTRA PROGRAMA DO IRÃ DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO, MAS QUER LANÇAR PROJETO SIMILAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2006

07/02/2006 – Viena - Contrariando os apelos internacionais para parar seu programa nuclear, o Irã reiniciou o seu projeto de enriquecimento de urânio. Com isso, a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, sigla em inglês) decidiu reportar o país ao Conselho de Segurança da ONU. Demonstrando total contradição, o Brasil, que também está prestes a inaugurar seu projeto de enriquecimento de urânio, votou a favor de levar o Irã ao Conselho de Segurança.

“Foi um irônico tiro no próprio pé”, afirmou Guilherme Leonardi, coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace Brasil. “Além disso, decisão de levar o Irã ao Conselho de Segurança da ONU cria uma situação que a própria IAEA deveria evitar, pois aumenta a tensão e a possibilidade de conflito”, complementa.

Para o Greenpeace, não haverá ganhadores nessa disputa. O Irã deixou claro que restringirá muito as inspeções internacionais e que não responderá aos requerimentos de informação sobre seu projeto atômico, o que está legalmente previsto nos tratados internacionais existentes. Todas as iniciativas diplomáticas irão por água abaixo, escalando mais tensão de todos os lados. A solução para a crise é uma verdadeira zona livre de energia nuclear o Oriente Médio. O Greenpeace se opõe a todos programas nucleares de quaisquer países, incluindo o iraniano e o brasileiro.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.