Panorama
 
 
 
 

CMSE AVALIA RESULTADOS PRELIMINARES DO HORÁRIO DE VERÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

23/02/2006 - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizou na terça-feira (21/02) a segunda reunião do ano para avaliar as condições de atendimento ao sistema elétrico brasileiro.

Na abertura, o Operador Nacional do Sistema (ONS) apresentou os dados de afluência e armazenamento dos reservatórios. De acordo com o relatório, o quadro é de normalidade e os níveis estão dentro dos patamares previstos.

Na seqüência, foram abordados os resultados da implantação do horário de verão 2005/2006. Os valores estimados dos ganhos são os seguintes:
- Redução da demanda na região Sudeste/Centro Oeste de cerca de 1.665 MW, equivalente a demanda no horário de ponta da região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e 560 MW na região sul, cerca de 90% da carga no horário de ponta da cidade de Porto Alegre (RS);
- Economia de energia na região Sudeste/Centro Oeste de 228 MW médios, o equivalente ao consumo da cidade de Vitória (ES). No Sul, a economia foi de 50 MW médios, o equivalente a metade do consumo de Florianópolis (SC). Os índices de redução do consumo verificados ficaram muito próximos dos previstos quando da implantação do horário de verão.

Durante o encontro também foi apresentado o andamento da fase de implantação do índice de severidade das perturbações (interrupção no fornecimento de energia) no SIN, que deverá ser concluída no início de abril.

Outro assunto relatado foram os desligamentos das LTs 500kV Teresina II – Sobral III, circuitos 1 e 2 (região nordeste) no dia 17/02, decorrentes de queda de torres. Destaca-se que, devido à robustez do SIN, não houve interrupção no suprimento de energia elétrica. A reunião foi presidida pelo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau.

 
 

Fonte: Ministério de Minas e Energia (www.mme.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.