Panorama
 
 
 
 

DUAS MIL CRIANÇAS LEVAM PARA A AVENIDA SAMBA PELA PROTEÇÃO DAS FLORESTAS E OCEANOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2006

24/02/2006 - Curitiba vai sediar, em março, a 8a conferência da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas, com a participação de ministros do Meio Ambiente de mais de cem países. Por isso, o Greenpeace, em parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), está organizando um desfile com 2 mil crianças entre 7 e 13 anos para chamar a atenção sobre a necessidade de se proteger a biodiversidade do planeta. O evento está marcado para o dia 27 de março.

“Escolhemos o samba como ritmo por ser a expressão musical brasileira mais conhecida internacionalmente”, disse Marcelo Marquesini, do Greenpeace e um dos coordenadores do evento. “Nosso objetivo com o desfile é dar voz a milhares de crianças e jovens que querem ver nossas florestas e oceanos protegidos e sensibilizar os governos a adotarem medidas concretas para barrar a alarmante perda de biodiversidade”.

As fantasias estão sendo produzidas pelas próprias crianças, como parte das atividades lúdico-educacionais do projeto ECOS, coordenado pela Unilivre. A União dos Escoteiros do Brasil também participa do desfile. Mais de 200 faixas e cartazes em diversos idiomas, produzidos pelos participantes do programa do Greenpeace Jovens pelas Florestas, também serão levados para a avenida.

O “Samba pela Vida” é uma das várias atividades que os Jovens pelas Florestas vão realizar durante os dez dias da Conferência. Criado há 15 anos, o programa do Greenpeace é desenvolvido em 13 países, com a participação de milhares de crianças e adolescentes, que fazem campanhas de mobilização pelo mundo afora para a preservação das florestas e dos oceanos. O samba foi composto por Rubinho da Costa e Léo Viana, da escola União da Ilha do Governador do Rio de Janeiro. Gil Mendonça, um dos 'puxadores' da escola carioca Viradouro, gravou a música. A bateria da Escola de Samba Unidos dos Pinhais, composta por várias crianças, acompanhará o desfile.

A CDB nasceu após a ECO-92, também conhecida como a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992. É o mais importante fórum internacional sobre conservação da biodiversidade, uso sustentável dos recursos naturais e repartição justa dos benefícios resultantes do uso de recursos genéticos, que a cada dois anos promove conferências entre os 188 países signatários. Cinco mil pessoas são esperadas para o evento.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.