Panorama
 
 
 
 

DIRETOR DO INCRA DEFENDE QUE MODELO DE EXPLORAÇÃO DA TERRA SEJA REPENSADO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2006

09/03/2006 - O atual modelo de exploração da terra resultou em degradação ambiental, pobreza, fome e escravidão, afirmou hoje (9) Roberto Kiel, diretor do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), durante debate sobre os caminhos para tornar o desenvolvimento rural e a reforma agrária um processo sustentável, na 2ª Conferência Internacional de Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural. "Esse modelo está esgotado e precisa ser repensado", acrescentou.

Na opinião de Kiel, não existe uma fórmula finalizada de desenvolvimento rural que pode ser pensada para o Brasil e aplicada em todo o país: "Existem muitas diferenças e elas têm que ser contempladas em qualquer proposta séria".

Já para Pedro Ivan Christoffoli, da Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab), existe confusão na sociedade brasileira acerca dos modelos de agricultura. Ele afirmou que a mídia é conivente com o agronegócio, não retratando seus efeitos negativos para o meio ambiente, por exemplo.

Christoffoli destacou que o novo modelo sustentável ainda está em construção, mas que já existem iniciativas em curso em assentamentos. "Esse é o nosso desafio, de pensar uma agricultura sustentável, que não envenene os rios, os alimentos, o ar. Isso é possível e já está sendo feito em assentamentos da reforma agrária, inclusive", disse.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ana Caldas

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.