Panorama
 
 
 

PARA ONU, FALTA DE ACESSO À ÁGUA POTÁVEL É RESULTADO DE MÁ GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

21/03/2006 - Brasília - Um quinto da população do planeta não tem acesso à água potável e 40% não têm condições sanitárias básicas. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a situação é resultado de má gestão de recursos hídricos, corrupção, falta de instituições apropriadas, inércia burocrática e carência de investimentos em infra-estruturas física e pessoal. O diagnóstico consta no segundo Relatório das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos no Mundo, que será apresentado oficialmente nesta quarta-feira (22) no México, durante o 4° Fórum Mundial da Água.

O fórum reúne, desde o último dia 16, cerca de 13 mil participantes de mais de 120 países em torno de um tema central: "Ações locais por um desafio global". Nos dois últimos dias do encontro - hoje e amanhã - ministros de Meio Ambiente do mundo inteiro reúnem-se para assegurar os compromissos firmados entre todos os países, validar os projetos e ações que devem ser implantados e fixar prazo para essas ações.

Um dos focos é assegurar que será possível reduzir pela metade o número de pessoas sem água potável até 2015 – um dos dez Objetivos do Milênio. "Ainda estamos distantes do que foi pactuado pelas metas do milênio. Há avanços importantes, mas ainda precisamos avançar muito se quisermos cumprir a meta", destaca Celso Schenkel, coordenador de Ciência e Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil.

Segundo Antonio Félix Domingues, superintendente de Conservação de Água e Solo da Agência Nacional de Águas, o fórum é uma oportunidade para "troca de experiências e informações sobre a solução de problemas relacionados à água, como despoluição, conservação de solo, falta de água, inundações". Domingues diz que o grande debate, no México, se dá entre aqueles que consideram a água um bem ambiental, intocável, e os que acreditam no uso da água para o desenvolvimento. "Não podemos fazer o desenvolvimento a qualquer custo, mas também não podemos ficar parados. É preciso utilizar as águas para o nosso crescimento e garantir água com qualidade para as próximas gerações. De que maneira fazer isso é o que estamos debatendo", destaca.

O Fórum da Água é realizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, com o apoio da Unesco. Os anteriores ocorreram no Marrocos (1997), Holanda (2000) e Japão (2003).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Mylena Fiori

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.