Panorama
 
 
 

CURSO DISCUTE TENDÊNCIAS E RECURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

30/03/2006 - Especialistas em Educação Ambiental ministraram, hoje (30/3), o curso “Alfabetização Ecológica”, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, no Centro de Capacitação de Educadores “Professor André Franco Montoro”, em São Paulo. O curso, realizado em parceria com a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria Estadual de Educação, reuniu educadores, estudantes e representantes de organizações não-governamentais.

A atividade faz parte do primeiro módulo do curso "Educação Ambiental: Tendências e Recursos Pedagógicos", organizado pelo Departamento de Educação, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental, órgão da Secretaria do Meio Ambiente.
Um dos especialistas presentes foi a bióloga Ellen Regina Mayhé Nunes, doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, especialista em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, professora de pós-graduação e mestrado em várias disciplinas na PUCRS em Porto Alegre, que desenvolveu o tema "Alfabetização Ecológica: uma visão prática do pensamento sistêmico".
A bióloga preconiza a alfabetização ecológica como meio de compreensão dos princípios de organização de todos os sistemas vivos que os ecossistemas desenvolveram para sustentar a teia da vida.

Segundo Nunes, os seis princípios da ecologia para sustentação da vida são classificados por redes de sistemas vivos existentes em todas as escalas da natureza; ciclos da circulação e transformação contínua da matéria; energia solar transformada em energia química pelos seres fotossintetizantes, capaz de mover os ciclos ecológicos e iniciar o fluxo de energia nos ecossistemas; formação de parcerias e organização de redes, traduzidas como troca de energia e matéria nos ecossistemas por meio de cooperação generalizada; diversidade, complexidade e riqueza das redes ecológicas; e equilíbrio dinâmico, também conhecido como rede flexível em permanente flutuação com múltiplos elos e anéis de realimentação.

Para a bióloga, a teoria de GAIA representa o conjunto de todos os ecossistemas. "A população humana faz parte deles como todas as demais populações de seres vivos desse conjunto," disse. Ao final da apresentação, Nunes lembrou a frase de Peter Russel: "Precisamos desenvolver a sabedoria que nos permitirá usar nossos novos poderes para o nosso próprio bem e para o bem de todos. Esse é o desafio dos nossos tempos."

 
 

Fonte:Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.