Panorama
 
 
 

COMITÊ DISCUTE PLANO DE EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS COM PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

03/05/2006 - O Ministério do Meio Ambiente promove nesta quinta-feira (4), em Brasília, a primeira reunião ordinária do Comitê Técnico de Indústria, unidade vinculada à Comissão Nacional do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2). O encontro será aberto pelo secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Victor Zveibil. Participarão membros do comitê formado pelos ministérios do Meio Ambiente, Integração Nacional, Saúde, Indústria e Comércio, Trabalho e Emprego, e pelos órgãos estaduais de meio ambiente da Bahia, Paraíba, Ceará, Paraná e Rio de Janeiro e Anamma.

A iniciativa tem por objetivo discutir a operacionalização do comitê em ações específicas do P2R2 e verificar as demandas e preocupações do setor industrial com a questão das emergências ambientais com produtos químicos. O comitê tem a função de propor estudos, diretrizes e rotinas para padronizar procedimentos a serem utilizados em casos de acidentes ambientais. Também será discutida proposta para incluir a participação do setor privado na composição do comitê. A sugestão será apreciada pela Comissão Nacional. Criada por decreto presidencial em 2004, a Comissão é encarregada de formular e supervisionar a execução do Plano P2R2, bem como articular parcerias com órgãos públicos e privados para o fortalecimento institucional.
O P2R2, lançado em 2004, representa um esforço integrado para o tratamento das questões relacionadas aos acidentes com produtos químicos perigosos, em que cada instituição tem um papel específico em função de suas competências. O MMA exerce a papel de articulador, coordenador e promotor das ações necessárias na esfera do Sistema Nacional do Meio Ambiente.

Até o final deste ano, o mapeamento de áreas potenciais de risco de ocorrência de acidentes ambientais levantado por seis estados (Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul) deverá ser disponibilizado no site do MMA. A iniciativa integra uma das ações para consolidação do Plano.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.