05/05/2006 - Uma
experiência de educação
ambiental com crianças da Amazônia
que deu certo. É assim que pode ser
definido o projeto “Pequenos Guias do Bosque
da Ciência”, do Instituto Nacional de
Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado
ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O projeto, que há 11 anos ensina meninos
e meninas residentes no entorno do instituto
a preservar o meio ambiente, realiza hoje
(5), às 15h, a formatura da 13ª
turma. Na oportunidade, 20 jovens repassam
a responsabilidade de conduzirem os visitantes
do bosque para outros 24 meninos. Ao todo,
já participaram do projeto 1000 estudantes.
O treinamento dura, em média,
seis meses. Na primeira etapa, os jovens têm
aulas sócio-ambientais e orientações
ecológicas. Também são
realizadas atividades em grupo. A tônica
das aulas são as questões sociais
e culturais da Amazônia. Na segunda
etapa, os meninos e meninas participam de
palestras com os pesquisadores de diversos
setores do Inpa.
A técnica pedagógica
do Laboratório de Psicologia e Educação
Ambiental (Lapsea/Inpa), Maria Solange Moreira
de Farias, enfatizou que o conhecimento que
é repassado pelos pesquisadores do
instituto contribui para a mudança
de postura dos estudantes. Ela conta que durante
as reuniões que acontecem com os pais,
eles comentam que os filhos passam a ser mais
responsáveis com as atividades domésticas,
nos estudos, com os amigos e vizinhos. “Há
uma melhora no vocabulário. Eles passam
a ser desinibidos porque lidam diariamente
com o público”, disse. Um exemplo dessa
mudança de comportamento é o
da estudante da 7ª série do ensino
fundamental, Darllem Dutra dos Santos, 13.
Aluna do colégio
José Cláudio de Souza (GM3),
localizado no bairro Coroado, em Manaus, ela
disse que não pensava em fazer parte
do projeto, mas movida pela curiosidade acabou
se inscrevendo. A jovem esclareceu que depois
que passou a fazer parte do projeto aprendeu
mais sobre a importância do meio ambiente,
além de poder conhecer diariamente
pessoas diferentes. “Em casa tento passar
o que aprendo para meus pais”, destacou, acrescentando
que os seus pais tiveram um papel importante,
dando apoio para que continuasse no projeto.