Panorama
 
 
 

UMA VIAGEM AO CORAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

Brasília (03/05/06) - Estudantes dos oito Países Membros e da Guiana Francesa, acompanhados por professores e cientistas, terão a oportunidade de conhecer a Amazônia em profundidade. Trajeto sai de Quito e finaliza em Brasília

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) levará 45 estudantes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, e também da Guiana Francesa, para conhecerem a mesma rota da expedição comandada pelo espanhol Francisco de Orellana ao longo do rio Amazonas, nos anos de 1541 e 1542. O projeto “Conhecendo a Amazônia – A OTCA e a Juventude – Caminhos de Orellana” inicia a viagem no próximo dia 24 de junho em Quito, no Equador, e encerra dia 27 de julho, em Brasília, Brasil.

Os expedicionários, acompanhados por 27 professores e profissionais das mais diversas áreas, percorrerão o trajeto feito pelo explorador espanhol, da capital equatoriana até Belém do Pará. Além do Equador e Brasil, passarão por Peru e Colômbia.

Poderão participar estudantes de escolas e instituições educativas públicas e privadas, entre 15 e 18 anos, e que estejam cursando o ensino médio em 2006. Para ser selecionado, o candidato terá de fazer uma redação sobre um tema relacionado à Amazônia sugerido pelo estabelecimento educativo. Os cinco melhores trabalhos de cada país serão selecionados pelo Ministério da Educação dessa nação.

O objetivo da OTCA é proporcionar aos jovens uma experiência humana sobre a Amazônia, de forma que possam conhecê-la de perto, entender seus problemas e se envolver com o futuro da região, o que será de grande utilidade em futuras tarefas como líderes comunitários, homens e mulheres de negócios, governantes, técnicos, funcionários públicos, entre outros.

Diariamente, os expedicionários terão oficinas e palestras sobre temas como a história da região, sua ocupação, os problemas atuais da população rural e urbana, a especificidade dos povos indígenas e ribeirinhos, as questões ecológicas, culminando com discussões sobre as alternativas para a sustentabilidade do espaço amazônico.

Coordenador Executivo da expedição, o consultor em desenvolvimento sustentável e ecoturismo da OTCA, Aldenir Paraguassú, explica que os estudantes utilizarão programas de computação, nos quais poderão incluir suas impressões sobre a viagem. Os alunos também terão cadernos para fazer anotações e equipamentos para a produção de imagens, além de uma biblioteca com livros e vídeos sobre da Amazônia. “Esses serão os cenários que despertarão a curiosidade dos estudantes. E qualquer coisa que observarem, eles terão sempre um especialista para consultar e responder às questões que formularem”, diz.

Ao final da viagem, todo o material produzido por estudantes e professores será transformado em produtos como videoclipes, programas para televisão, CD-ROMs, livros, artigos e outros. “De acordo com a riqueza do material, veremos qual o universo de produtos que faremos, mas esses são alguns que visualizamos hoje”, enfatiza Paraguassú.

A rota

Francisco de Orellana foi o primeiro navegador a percorrer o rio depois chamado de Amazonas, em alusão ao mito grego de um povo de mulheres guerreiras conhecidas como Amazonas, como escreveu Frei Garpar de Carvajal à época. A expedição coordenada pela OTCA passará por lugares visitados pelo espanhol.

A viagem começa com uma grande festa em Quito, de onde os expedicionários sairão por estrada até Porto Orellana, no Equador. Dali, segue de barco até Manaus, no estado brasileiro de Amazonas. Durante esse percurso, os expedicionários conhecerão Tena, Nuevo Rocafuerte e Pañacocha, no Equador.

Ao entrarem no Peru, passarão por Iquitos, Angosteros e Caballococha. Na Colômbia, o grupo de viajantes visitará a cidade de Letícia e entrará em território brasileiro por Tabatinga. Em seguida, a rota será Tefé, Coari, Amaturá, Santo Antonio do Içá, Jutaí, Fonte Boa, Uairini, Alvarães, Codajás, Anori, Manacapuru, Iranduba e Manaus.

Dali, os estudantes, professores, cientistas e o grupo da OTCA partem em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para Belém, Tucuruí e Carajás, no estado do Pará, para finalizar a viagem em Brasília. Durante todo o percurso, os estudantes disporão de acompanhamento médico, alimentação e hospedagem, além de todo material didático e vestimentas, oferecidos pela organização.

Como participar

Para que os alunos possam participar da seleção do projeto, as instituições educativas devem se inscrever no Ministério da Educação de cada país. Cada estabelecimento educativo deverá criar um conselho de professores para julgar os trabalhos que, obrigatoriamente, devem ser produzidos na sala de aula, sob supervisão dos professores. O tema principal das redações será a Amazônia.

Os trabalhos selecionados pelas instituições educativas serão enviados para o Ministério da Educação do respectivo país, que escolherá as cinco melhores redações do país e as enviará à OTCA, anexando os seguintes documentos: fotocópia da carteira de identidade, ficha médica completa, autorização dos pais ou representante legal com assinatura reconhecida em cartório, nome do estabelecimento educativo, do diretor e dos professores que participam do projeto, especificando a função de cada um.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Jaime Gesisky e Sandra Lefcovich)

 
 
 
 
 
 

 

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