Brasília (03/05/06)
- Estudantes dos oito Países Membros
e da Guiana Francesa, acompanhados por professores
e cientistas, terão a oportunidade
de conhecer a Amazônia em profundidade.
Trajeto sai de Quito e finaliza em Brasília
A Organização do Tratado de
Cooperação Amazônica (OTCA)
levará 45 estudantes de Brasil, Bolívia,
Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname
e Venezuela, e também da Guiana Francesa,
para conhecerem a mesma rota da expedição
comandada pelo espanhol Francisco de Orellana
ao longo do rio Amazonas, nos anos de 1541
e 1542. O projeto “Conhecendo a Amazônia
– A OTCA e a Juventude – Caminhos de Orellana”
inicia a viagem no próximo dia 24 de
junho em Quito, no Equador, e encerra dia
27 de julho, em Brasília, Brasil.
Os expedicionários, acompanhados por
27 professores e profissionais das mais diversas
áreas, percorrerão o trajeto
feito pelo explorador espanhol, da capital
equatoriana até Belém do Pará.
Além do Equador e Brasil, passarão
por Peru e Colômbia.
Poderão participar estudantes de escolas
e instituições educativas públicas
e privadas, entre 15 e 18 anos, e que estejam
cursando o ensino médio em 2006. Para
ser selecionado, o candidato terá de
fazer uma redação sobre um tema
relacionado à Amazônia sugerido
pelo estabelecimento educativo. Os cinco melhores
trabalhos de cada país serão
selecionados pelo Ministério da Educação
dessa nação.
O objetivo da OTCA é proporcionar aos
jovens uma experiência humana sobre
a Amazônia, de forma que possam conhecê-la
de perto, entender seus problemas e se envolver
com o futuro da região, o que será
de grande utilidade em futuras tarefas como
líderes comunitários, homens
e mulheres de negócios, governantes,
técnicos, funcionários públicos,
entre outros.
Diariamente, os expedicionários terão
oficinas e palestras sobre temas como a história
da região, sua ocupação,
os problemas atuais da população
rural e urbana, a especificidade dos povos
indígenas e ribeirinhos, as questões
ecológicas, culminando com discussões
sobre as alternativas para a sustentabilidade
do espaço amazônico.
Coordenador Executivo da expedição,
o consultor em desenvolvimento sustentável
e ecoturismo da OTCA, Aldenir Paraguassú,
explica que os estudantes utilizarão
programas de computação, nos
quais poderão incluir suas impressões
sobre a viagem. Os alunos também terão
cadernos para fazer anotações
e equipamentos para a produção
de imagens, além de uma biblioteca
com livros e vídeos sobre da Amazônia.
“Esses serão os cenários que
despertarão a curiosidade dos estudantes.
E qualquer coisa que observarem, eles terão
sempre um especialista para consultar e responder
às questões que formularem”,
diz.
Ao final da viagem, todo o material produzido
por estudantes e professores será transformado
em produtos como videoclipes, programas para
televisão, CD-ROMs, livros, artigos
e outros. “De acordo com a riqueza do material,
veremos qual o universo de produtos que faremos,
mas esses são alguns que visualizamos
hoje”, enfatiza Paraguassú.
A rota
Francisco de Orellana foi o primeiro navegador
a percorrer o rio depois chamado de Amazonas,
em alusão ao mito grego de um povo
de mulheres guerreiras conhecidas como Amazonas,
como escreveu Frei Garpar de Carvajal à
época. A expedição coordenada
pela OTCA passará por lugares visitados
pelo espanhol.
A viagem começa com uma grande festa
em Quito, de onde os expedicionários
sairão por estrada até Porto
Orellana, no Equador. Dali, segue de barco
até Manaus, no estado brasileiro de
Amazonas. Durante esse percurso, os expedicionários
conhecerão Tena, Nuevo Rocafuerte e
Pañacocha, no Equador.
Ao entrarem no Peru, passarão por Iquitos,
Angosteros e Caballococha. Na Colômbia,
o grupo de viajantes visitará a cidade
de Letícia e entrará em território
brasileiro por Tabatinga. Em seguida, a rota
será Tefé, Coari, Amaturá,
Santo Antonio do Içá, Jutaí,
Fonte Boa, Uairini, Alvarães, Codajás,
Anori, Manacapuru, Iranduba e Manaus.
Dali, os estudantes, professores, cientistas
e o grupo da OTCA partem em aviões
da Força Aérea Brasileira (FAB)
para Belém, Tucuruí e Carajás,
no estado do Pará, para finalizar a
viagem em Brasília. Durante todo o
percurso, os estudantes disporão de
acompanhamento médico, alimentação
e hospedagem, além de todo material
didático e vestimentas, oferecidos
pela organização.
Como participar
Para que os alunos possam participar da seleção
do projeto, as instituições
educativas devem se inscrever no Ministério
da Educação de cada país.
Cada estabelecimento educativo deverá
criar um conselho de professores para julgar
os trabalhos que, obrigatoriamente, devem
ser produzidos na sala de aula, sob supervisão
dos professores. O tema principal das redações
será a Amazônia.
Os trabalhos selecionados pelas instituições
educativas serão enviados para o Ministério
da Educação do respectivo país,
que escolherá as cinco melhores redações
do país e as enviará à
OTCA, anexando os seguintes documentos: fotocópia
da carteira de identidade, ficha médica
completa, autorização dos pais
ou representante legal com assinatura reconhecida
em cartório, nome do estabelecimento
educativo, do diretor e dos professores que
participam do projeto, especificando a função
de cada um.