Panorama
 
 
 

FRANGO EUROPEU VAI A SANTARÉM PARA DIZER À CARGILL QUE NÃO QUER MAIS COMER AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

18.05.2006 - Santarém (Pará) - Dois frangos de 2 metros de altura, um inglês e outro holandês, foram ‘visitar’ esta manhã o porto ilegal e o terminal graneleiro da Cargill em Santarém, a bordo de botes infláveis do Greenpeace. Os ‘frangos’ seguravam faixas com a mensagem: "Fora Cargill".

A multinacional norte-americana é a grande responsável pela expansão da soja no oeste do Pará. A soja lidera a pauta de exportações de produtos agrícolas do Brasil e está diretamente ligada ao avanço do desmatamento da Amazônia. O Greenpeace optou pelo humor para chamar a atenção dos consumidores e empresas sobre a necessidade de parar o avanço da fronteira agrícola que destrói a flora e a fauna da Amazônia, contribui para mudanças climáticas, desrespeita as leis brasileiras, polui rios, ameaça comunidades tradicionais e gera conflitos sociais.
Quase a totalidade da soja produzida na região é exportada e utilizada para alimentar frangos, gado e porcos na Europa e atender a demanda internacional por carne e proteína barata. "Nós, frangos europeus, viemos à Amazônia para mandar um recado claro para a Cargill: não queremos continuar a comer a Amazônia, não queremos ser alimentados com um grão que provoca a destruição da maior floresta tropical do planeta", disse o ‘frango’ holandês Olaf Quik.

A Holanda é o maior importador de soja brasileira. O terminal graneleiro da Cargill em Santarém foi construído sem a realização dos devidos estudos de impacto ambiental previstos pela Constituição Brasileira. A Cargill e duas outras multinacionais americanas – Bunge e ADM - são as principais financiadoras do agronegócio no Brasil. Ontem, o Greenpeace revelou a relação entre a soja amazônica e a rede de fast food KFC (Kentucky Fried Chicken).

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.