Panorama
 
 
 

ESCOLAS TÉCNICAS INCORPORAM PLANEJAMENTO DE HORTAS ORGÂNICAS NA GRADE ESCOLAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

(25/05/2006) - A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Centro Paula Souza, instituição coordenadora das escolas técnicas do Estado de São Paulo e com a Fundação Mokiti Okada, instituição certificadora de agricultura orgânica, promovem oficina de planejamento de uso de hortas orgânicas como instrumento pedagógico, no Centro Paula Souza, em São Paulo, em 9 de julho de 2006.

As escolas agrotécnicas formam profissionais para o mercado que passa a exigir também conhecimentos de agricultura orgânica, tecnologia imbuída de conceitos de agroecologia, que une na prática a produção agrícola e a conservação da natureza, explica Valéria Hammes, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.

No entanto, esclarece, é preciso adequar o conteúdo das aulas para isso. Esse projeto propõe auxiliar na capacitação de educadores e na reflexão sobre a inserção de novos conteúdos. As hortas orgânicas serão utilizadas nas aulas práticas para exercitar, observar e constatar o que é ensinado na aula teórica, como peças pedagógicas, diz.

O mercado de produtos orgânicos cresce porque alguns segmentos consumidores desejam produtos sem resíduo de agrotóxico, tornando-se necessário definir uma proposta de inserção de conteúdos de agricultura orgânica na grade dos cursos de agropecuária das escolas agrotécnicas do Estado, respeitando as competências das disciplinas existentes.

Para a pesquisadora, essa inserção nas grades das escolas irá beneficiar os alunos e a sociedade. “A demanda de mercado gera a possibilidade de emprego nesta área”, acredita Valéria. O profissional técnico deve ser formado para atender a essas oportunidades ou estará excluído em parte do mercado, conclui.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.