Panorama
 
 
 

BAHIA BUSCA EXPERIÊNCIA DO RS GESTÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Julho de 2006

(28/07/2006) - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) recebeu a visita, nesta sexta-feira (28), de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia. O governo baiano desenvolve programa semelhante ao Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS) e veio colher informações da experiência da Sema na descentralização da emissão de licenças ambientais.

O coordenador do Siga/RS, Niro Afonso Pieper, recepcionou o coordenador do programa de Gestão Ambiental Municipal (GAM) baiano, Edmundo Ramos Pereira Filho, e a assessora Lara Emanuela Souza de Brito. Conforme Edmundo Filho, entre 2000 e 2002 o Governo da Bahia firmou convênio com 56 municípios para o licenciamento ambiental de atividades de impacto local, mas houve uma regressão no processo. “Hoje estamos investindo no fortalecimento daqueles que de fato exercem a gestão ambiental, ao invés de promovermos a expansão do número de municípios, e até o final do ano queremos consolidar o sistema em 48 prefeituras”, esclareceu o coordenador do GAM. Ele ainda afirmou que o Estado é co-responsável pela gestão ambiental, intervindo nos municípios onde há necessidade, e passaram a firmar protocolos para organizar as responsabilidades nas esferas estadual e municipal, porém sem o caráter de autorização para o licenciamento ambiental local. Já no RS, depois da tramitação de um processo na Sema, os municípios passam a licenciar por meio de resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Conforme o coordenador do GAM, ele pretender implantar na Bahia a experiência do Siga/RS no que tange aos cursos de capacitação de técnicos dos municípios para a atividade do licenciamento ambiental. “Esse é um aspecto muito interessante aplicado aqui no RS e que tem sido comentado em todo o Brasil”, frisou Edmundo Filho. Ele também disse que o Conselho Estadual do Meio Ambiente da Bahia, que é o mais antigo do País, passará a participar do processo de descentralização da gestão ambiental, a exemplo do que ocorre no Rio Grande do Sul.

 
 

Fonte: Ministério de Minas e Energia (www.mme.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.