Panorama
 
 
 

INDÍGENAS SÃO DISCRIMINADOS DE MANEIRA SUTIL, DIZ MARCOS TERENA EM CONFERÊNCIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

28 de Julho de 2006 - Brasília - “Os povos indígenas também são discriminados em todos os níveis, só que de maneira sutil”, afirmou hoje (28) o presidente do Comitê Intertribal, Marcos Terena. Ao lado de cerca de 25 índios, Terena participa da Conferência Regional das Américas, cujo tema são os avanços e desafios do Plano de Ação contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas.

Um dos pontos levados pelos índios ao encontro, segundo Terena, é a proposta de que o governo brasileiro estabeleça metas programáticas onde o indígenas sejam tratados como povos soberanos. “Temos a plataforma de uma Secretaria Especial de Direitos Indígenas e um índio na presidência da Funai [Fundação Nacional do Índio]. Esse trabalho o governo já sinalizou que é possível, mas temos que construir isso de acordo com as possibilidades. Chegou o momento de o índio não só requerer direitos, mas responsabilidades, co-participação”, disse.

Marcos Terena contou que os problemas enfrentados pelos índios nas Américas "são parecidos", embora em algumas regiões apareçam questões específicas. E citou a Bolívia, onde o presidente é um indígena, mas a pobreza levou à exclusão social dessa população. Já nos Estados Unidos, acrescentou, esses povos têm mais riquezas mas a demarcação de suas terras não é assegurada pelo governo.

A Conferência, aberta na quarta-feira (26) com apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Organização das Nações Unidas, reuniu até hoje cerca de 400 representantes de 35 países para avaliar os compromissos firmados no encontro de Durban (África do Sul), em 2001.
Yara Aquino

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.