Panorama
 
 
 

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO TERÁ MAIS AGILIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

11/10/2006 - Gerusa Barbosa - Os órgãos ambientais locais ganharam um instrumento que vai agilizar a construção e instalação de estações de tratamento de esgoto (ETE) de pequeno e médio porte. A Resolução n º 377 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), publicada no Diário Oficial da União no dia 10 de outubro, simplifica o licenciamento ambiental para as unidades de transporte e de tratamento de esgoto sanitário, separada ou conjuntamente, para casos de pequeno potencial de impacto ambiental.

A agilização das obras de licenciamento de ETE contribuirá para melhoria da qualidade ambiental dos recursos hídricos do País, cuja carga poluidora é, em grande parte, proveniente de lançamento de esgotos domésticos sem prévio tratamento. A norma é importante tanto do ponto de vista ambiental quanto da saúde pública, porque vai facilitar a despoluição de recursos hídricos, a melhoria da condição de vida das pessoas, principalmente em bacias hidrográficas importantes, como a do Rio São Francisco. "As bacias do São Francisco tendem a se beneficiar com a resolução em função do grande número de projetos previstos para aquela área, inclusive do governo federal, que já tem recursos previstos em orçamento para investimento em saneamento ambiental", informa o diretor do Conama, Nilo Diniz.

Para Nilo Diniz, a resolução representa a integração entre a Política Nacional do Meio Ambiente e a Política Nacional de Recursos Hídricos. "É o licenciamento ambiental, um instrumento da política ambiental brasileira, se ajustando a uma demanda fundamental dos comitês de bacias e do próprio Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que objetiva a melhoria da qualidade da água em todo o país", destaca o diretor.

A norma considera que as obras de saneamento estão diretamente vinculadas à saúde pública e ao caráter mitigador da atividade de tratamento de esgotos sanitários. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento do Ministério das Cidades, os operadores públicos de saneamento declaram que coletam aproximadamente 51% dos esgotos gerados na área urbana e só tratam 30%.

Antes, o procedimento para licenciamento de ETE era definido pela resolução 327, ou seja, estava sujeito a um regime utilizado para qualquer tipo de empreendimento. Agora, de acordo com a Resolução nº 377, para empreendimento de pequeno porte será utilizada uma única licença de operação e de instalação (Licença Ambiental Única de Instalação e Operação-LIO). Para unidades de transporte e de tratamento de esgoto sanitário de médio porte, o empreendedor deverá apresentar estudo definido pelo órgão ambiental competente mediante termo de referência.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.