Panorama
 
 
 

FISCALIZAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DO IBAMA NA BAHIA APREENDE PÁSSAROS SILVESTRES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Salvador (09/11/06) - Uma equipe de fiscalização do Ibama da Superintendência do Ibama da Bahia com o apoio da Polícia Federal, a partir de uma denúncia anônima feita pela Linha Verde (0800 61 8080), apreendeu nesta terça-feira, 07, no bairro de Naramdiba, 59 espécimes de pássaros silvestres da fauna brasileira, sendo 30 curiós, 03 caboclinhos, 09 papacapins, 10 canários da terra, 03 galos de Campinas, 03 estevãos e 01 chorão.

Segundo os agentes de fiscalização os animais estavam sendo mantidos em cativeiro, em gaiolas, nas dependências de um bar mercearia, porém não apresentavam sinais de maus tratos, apesar de estarem expostos em um ambiente quente e totalmente inadequado.

O proprietário do estabelecimento, Antônio Ailton Pereira, foi autuado por crime ambiental baseado no artigo 29 da Lei 9.605, na Lei 5197/67 e no Decreto Federal 3179/99, além de porte ilegal de arma de fogo. Ele foi multado no valor de R$ 29.500,00 e encaminhado para prestar depoimento na Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Delemaph).

O autuado negou durante a abordagem ser traficante de animais silvestres, se declarando apenas como criador, mas sem apresentar nenhum documento expedido pelo órgão competente que o habilitasse como tal. No entanto, as evidências e as informações previamente obtidas pela equipe comprovaram ser aquele local um ponto de compra e venda de animais silvestres.

Os animais apreendidos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Horto Florestal do Cabula, onde passarão pelo processo de avaliação clínica e um período de quarentena antes de serem soltos em seus habitats naturais. Caso sejam identificados nesse plantel alguns espécimes que não apresentem mais condições de ser soltos na natureza, serão direcionados pelos técnicos a criadouros devidamente credenciados pelo Ibama.
Carlos Garcia

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.