Panorama
 
 
 

GOLDEMBERG PROPÕE ESTUDOS PARA COMPENSAR EMISSÕES DE GASES VEICULARES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

10/11/2006 - Diante de uma platéia composta exclusivamente por gestores de frotas de veículos, o secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, mostrou a necessidade de se controlar a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, promovendo o aquecimento do planeta. “O uso de derivados de petróleo, disse, revolucionou o mundo, mas trouxe problemas como a poluição do ar, que afeta as grandes metrópoles como Beijin, na China, Cidade do México, Santiago, Los Angeles e São Paulo.”

Goldemberg fez a palestra durante um seminário, em São Paulo, organizado pela Fleet One, empresa especializada em gestão de frotas. Para o secretário, outro problema é a emissão de dióxido de carbono, que está promovendo mudanças no clima. Nesse cenário, o programa de substituição da gasolina pelo álcool, que o Brasil desenvolveu de forma pioneira, resultou na melhora da qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo e diminuiu as emissões de gases de efeito estufa.

Os veículos constituem uma fonte importante de dióxido de carbono e, por esse motivo, Goldemberg fez uma proposta para a compensação das emissões automotivas. Pelo seu cálculo, considerando a vida média útil de dez anos, os veículos no Brasil rodam cerca de 300 mil km e consomem aproximadamente 50 mil litros de gasolina.“Este perfil da frota brasileira indica que cada veículo emite, em média, 50 toneladas de carbono. É preciso elaborar um mecanismo para que haja a compensação dessa emissão, por meio do plantio de árvores, para tornar a frota ‘inteiramente verde’”, disse. O secretário lembra que o plantio de um hectare de árvores promove a absorção de 100 toneladas de carbono.
Foto: José Jorge

     

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.