Panorama
 
 
 

IBAMA E COMUNIDADE DEVOLVEM MAIS DE MEIO MILHÃO DE TARTARUGAS AO RIO XINGU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Belém (22/01/07) - Técnicos do Ibama, pescadores, agricultores, ribeirinhos e centenas de voluntários entre jovens, crianças e adultos participaram da ação promovida pelo Centro de Conservação de Manejo de Répteis e Anfíbios (RAN) do Ibama, com sede em Goiânia, que devolveu 624.913 Tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa), no período de 20 de dezembro a 15 de janeiro, ao rio Xingu.

A devolução dos filhotes de tartarugas ao rio Xingu é fruto do resultado do trabalho efetivado pelos técnicos do Ibama há 25 anos, na base do Ibama no Tabuleiro da Embaubal no rio Xingu, município de Senador José Porfírio, a 800 quilômetros da
capital Belém.

Segundo o relatório assinado pelo biólogo Pedro Birro Rosa, e pelo analista ambiental do Ibama em Altamira Carlos Renato Leal Bicelli foram arrecadados dentro da área cercada da praia do Juncal 656.087 filhotes de tartarugas; na praia do Puruna, 96 filhotes e, na Praia do Cipó Pitanga, 112 filhotes.

Portanto, o total de filhotes arrecadados, até o dia 15 de janeiro, foi de 658.533 (seiscentos e cinqüenta e oito mil e quinhentos e trinta e três) filhotes de quelônios. Deste total, 30 mil filhotes foram entregues aos criadouros comerciais registrados no Ibama na região do Xingu.

Os urubus devoraram 2.129 filhotes, no tabuleiro. Este animal silvestre é o principal predador no tabuleiro dos quelônios. Ainda foram arrecadados 109 filhotes mortos no ninho por afogamento na cova, devido o crescimento da maré que atinge o ninho. 1.382 filhotes (0,21%) do total arrecadados no tabuleiro morreram no viveiro durante processo de manejo.

O trabalho do Ibama tem o apoio da Fundação José Rebelo do Xingu, da prefeitura Municipal de Senador José Porfírio, de escolas da rede municipal e estadual e ONGs ambientalistas da região de Altamira.
Edson Gillet Brasil

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.