Panorama
 
 
 

PEIXES MAIORES SERÃO REMOVIDOS DO LAGO DO HORTO FLORESTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2007

22/01/2007 - A mortandade de peixes em um dos lagos do Parque Alberto Leofgren (o Horto Florestal da capital), constatada desde o último sábado (20/01), é provocada pelo baixo índice de oxigenação da água, que chegou a 0.4 miligramas por litro em alguns pontos, quando o mínimo necessário para a vida aquática é de 3.0 de ml/litro de OD (Oxigênio Dissolvido). A constatação foi feita pela equipe do Setor de Hidrobiologia e Comunidades Aquáticas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, que esteve no local para coletar amostra da água e de peixes.

O problema é resultado de uma série de fatores, que incluem o aumento descontrolado da população aquática no lago, que tem pouca profundidade, assim como as alterações bruscas de temperatura. Mas podem ser agravados também pelo lançamento clandestino de esgoto nos córregos da região ou por problemas de extravasamento na rede coletora e nas galerias de águas pluviais.

Para solucionar o problema, estão sendo adotadas medidas emergenciais, que incluem a remoção dos peixes maiores e a instalação de mais 5 bombas de ar, além da que já está em funcionamento. Segundo o coordenador da Região Metropolitana da Divisão de Parques do Instituto Florestal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Wladmir Arraes de Almeida, a SABESP também foi acionada para tomar as providências necessárias e para autorizar a transferência dos peixes para o reservatório Paiva Castro, localizado em Mairiporã.

A transferência será feita a partir de quarta-feira (24/01), com o acompanhamento do Instituto de Pesca, da Secretaria da Agricultura, e a utilização de três caminhões, adaptados para fazer o manejo das tilápias e outras espécies que atingiram tamanhos incompatíveis com as dimensões do lago. Antes disso, está sendo providenciada autorização do IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente para a captura e transporte dos peixes.
Texto: Eli Serenza

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.