Panorama
 
 
 

PROCURADOR DE JUSTIÇA TEME DANOS AMBIENTAIS
COM NOVO AEROPORTO EM SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Antonio Arrais - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho, manifestou hoje (30), em nota à imprensa, preocupação com a possibilidade de construção de um novo aeroporto na região metropolitana da Grande São Paulo, devido aos problemas ambientais envolvidos. A construção de um novo aeroporto é uma das muitas medidas propostas para desobstruir o tráfego aéreo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

"Além da saturação de espaços disponíveis, a região metropolitana de São Paulo está confinada por territórios de grande relevância ambiental, como, ao norte, a Serra da Cantareira; ao sul, os grandes mananciais de abastecimento de água para consumo humano e, em todo o entorno, o chamado 'cinturão verde', declarado pela Unesco [Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura] como reserva da biosfera. Tratamos, aqui, de espaços já fragilizados e que, como é notório, têm importância estratégica vital para a sustentabilidade da quarta maior concentração urbana do planeta", afirma, na nota, o representante do Ministério Público estadual.

Segundo Rebello Pinho, é preciso "avaliar, com prudência, a existência de outros caminhos menos danosos ao meio ambiente".

Ele afirma que a construção de um novo aeroporto em São Paulo "deve ser sopesada com a possibilidade concreta de construção de novos terminais de passageiros e de novas pistas em Cumbica, bem como de ampliação da capacidade de Viracopos [em Campinas] com a simultânea melhoria dos meios e vias de acesso desses aeroportos à região central da metrópole".

O procurador lembra, na nota, o papel do Ministério Público "no exercício da sua missão constitucional de defesa do meio ambiente natural e urbano", mas ressalta que, diante das notícias veiculadas ultimamente após o acidente do Airbus da TAM no último dia 17 de julho, "causa grande preocupação [ao MPE] a possibilidade de construção de um novo aeroporto na região metropolitana, que acabe por atingir o meio ambiente da área, já agredido ao extremo".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.