Panorama
 
 
 

LEI DE GESTÃO DE FLORESTAS VAI MUDAR VISÃO TRADICIONAL DE REMOÇÃO DESSAS ÁREAS, DIZ MINISTRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

15 de Agosto de 2007 - Deborah Souza - Da Agência Brasil - Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse hoje (15) que a Lei de Gestão de Florestas Públicas, em processo de implementação, vai mudar a visão tradicional de remoção de florestas.

“Temos cada vez mais que compreender que a floresta em pé é muito mais rentável do que a sua destruição, com perda da biodiversidade, com perda dos serviços ambientas e prejuízo às comunidades”.

Segundo a ministra, a lei permitirá aprofundar o manejo sustentável, o uso dos componentes da biodiversidade, o ecoturismo e várias outras atividades.

Marina Silva fez as afirmações ao participar hoje (15) do 5º Seminário Técnico-Científico de Análise de Dados Referentes ao Desmatamento na Amazônia Legal, em Anápolis (GO), que reuniu representantes de vários segmentos do governo.

O evento teve o objetivo de avaliar os dados do desmatamento na floresta amazônica, que caiu 25% de agosto de 2005 a julho de 2006. A ministra também conheceu um dos aviões radares que fazem o monitoramento da Amazônia, auxiliando no trabalho de fiscalização e acompanhamento do desmatamento e da exploração ilegal de madeira.

Para Marina Silva, os dados de desmatamento no país são estimulantes. Ela lembrou que, desde a implementação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia (PPCDA), em março de 2004, houve queda do desmatamento por três anos consecutivos. Para o próximo ano, a estimativa é de cerca de 30% menos áreas desmatadas, o que levaria o país ao menor índice, desde o início desse controle, em 1988.

A ministra destacou que os resultados positivos se devem ao esforço dos governos federal e estaduais, junto com a sociedade civil, além das grandes operações do Ibama, junto com a Polícia Federal, que já prenderam mais de 500 pessoas envolvidas em crimes ambientais.

Marina Silva citou os pequenos agricultores e os extrativistas, que têm buscado cada vez mais apoio para desenvolver atividades que não causem impacto nas florestas, nos rios e nos igarapés. Nesse sentido ela destacou o programa Pró Ambiente, que trabalha com pequenos agricultores, com a lógica de pagamentos dos serviços ambientais, para que eles tenham ajuda para desenvolver suas atividades econômicas da maneira correta.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.