Panorama
 
 
 

ARAUCÁRIAS CORTADAS EM TELÊMACO BORBA ESTAVAM CONDENADAS, DIZ PREFEITURA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Novembro de 2007

Sobre a Operação Floresta Negra, que descobriu esquema de liberações ilegais para corte de araucárias, na região dos Campos Gerais, a prefeitura de Telêmaco Borba, esclareceu que árvores cortadas estavam praticamente condenadas. A nota oficial afirma que as árvores nativas cortadas na praça Luba Klabin, em abril deste ano, “estavam doentes e havia risco de queda”.

Na mesma nota, a prefeitura diz que “agiu em conformidade com as orientações e autorizações formais liberadas pelo Instituto Ambiental do Paraná – Escritório Regional de Ponta Grossa (IAP/ERPGO), durante corte de araucárias”.

Luiz Carlos Pinheiro, um dos detidos pela polícia para esclarecimentos, citado nesta Agência Estadual de Notícias, como secretário do Meio Ambiente do município de Telêmaco Borba é, na verdade, presidente da Comissão Ambiental de Telêmaco Borba e chefe da Divisão de Assistência à Agropecuária.

Sônia Aparecida Castanho também citada na matéria é chefe da Seção de Paisagismo e Meio Ambiente da Divisão de Assistência à Agropecuária da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba. Os dois são funcionários da prefeitura de Telêmaco Borba e afirmam não terem qualquer envolvimento com as autorizações ilegais de licenças ambientais.

OPERAÇÃO - Policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) realizaram, na semana passada, a Operação Floresta Negra, em municípios dos Campos Gerais e em Curitiba. A ação pôs fim a uma quadrilha responsável pela compra e venda de autorizações irregulares para corte e venda de araucárias, emitidas por funcionários já presos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a fazendeiros e madeireiros. A polícia estima que mais de 36 mil árvores daquela espécie, em dezenove fazendas, tenham sido cortadas ilegalmente.

O delegado operacional do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Francisco Caricati, concluiu o inquérito sobre a Operação Floresta Negra, na sexta-feira (26) e já o enviou ao Ministério Público. Na sexta-feira (27) mesmo, a Justiça decretou a prisão preventiva de quatro dos nove presos na operação.

Segundo a polícia, Elma Romano, 50 anos, ex-chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Ponta Grossa, foi levada para o Centro de Triagem 1, no Centro de Curitiba, depois de sair do Hospital Angelina Caron. Além de Elma, Wilde Wanderley Gomes do Valle, 45 anos, Samuel José Freitas de Moura, 25 anos, e Luiz César Santos, 49 anos, tiveram a prisão preventiva decretada pela 2ª Vara Criminal de Ponta Grossa. Os outros cinco presos conseguiram habeas corpus e foram liberados.

A polícia informou que continua atenta a ações ilegais como esta. “Nós estamos atentos também nestes crimes. Continuamos investigando as irregularidades cometidas naquela região”, afirmou Caricati.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.meioambiente.pr.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.