Panorama
 
 
 

SINAL VERDE PARA INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO MAIOR GASODUTO DO PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2007

Brasília (20/12/2007) - A Transportadora Gasene S.A. pode iniciar a construção do gasoduto Cacimbas-Catu, de cerca de 940 quilômetros de extensão, que interligará a malha de gasodutos do Sudeste à do Nordeste. Este é o segundo maior gasoduto a cortar o país, atrás apenas do Gasbol, que faz a conecção Bolívia ao Brasil.

“Os gasodutos são eixos fundamentais para o abastecimento energético do parque industrial brasileiro, além de suporte emergencial para geração de energia”, afirma o presidente em exercício do Ibama, Roberto Messias, que concedeu anteontem a licença de instalação ao Gasoduto Cacimbas-Catu.

O empreendimento fará a interligação entre a Estação de Compressão de Cacimbas, em Linhares no Espírito Santo, à futura Estação de Compressão de Catu, em Pojuca na Bahia. Messias informa que o licenciamento do gasoduto, que passará por áreas de mata atlântica, foi realizado com “absoluto rigor para minimizar o impacto ambiental”. Segundo ele, um projeto qualitativamente bem feito é uma contribuição ao desenvolvimento sustentado.

A licença de instalação do Cacimbas-CAtu é válida por seis anos, respeitadas as condicionantes impostas que vão desde notificar o Ibama sobre o início das atividades de instalação das obras à apresentação de estudos geotécnicos para avaliar áreas do traçado do duto mais suscetíveis a acidentes.

Em 90 dias, a Transportadora Gasene deverá reapresentar o Programa de Gerenciamento de Riscos revisado, contemplando análise preliminar de riscos na implantação do gasoduto, medidas preventivas e Plano de Ação de Emergência, entre outros.

O Ibama também exige do empreendedor a recomposição de 2.526 metros quadrados de vegetação de mangue por meio do Programa de Reposição Florestal Obrigatória. “A reposição deverá ocorrer na mesma sub-bacia hidrográfica, prioritariamente na área de influência do empreendimento”.
Sandra Sato

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EIT e Vale recebem licenças do Ibama

Brasília (20/12/07) - O presidente em exercício do Ibama, Roberto Messias Franco, assinou Licença de Instalação autorizando a Empresa Industrial Técnica – EIT, a instalar o canteiro de obras da Ferrovia Transnordestina, no trecho de 67,7 quilômetros de extensão entre Missão Velha/CE e Salgueiro/PE. O canteiro será localizado às margens da BR – 116, km 511, no município de Brejo Santo/CE, ocupando área de 0,74 hectares.

A Companhia Vale do Rio Doce recebeu a Licença de Instalação referente à ampliação da Oficina de São Luís, que pertence à Estrada de Ferro Carajás, localizada na cidade de mesmo nome no estado do Maranhão. Dentre as condições está a contratação prioritária de funcionários do município onde a obra será realizada e a imediata implantação do Programa de Controle Ambiental de Obras com aplicação do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos existentes.
Janete Porto

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Aracruz Celulose obtém licença para dragagem de canal na Bahia

Brasília (18/12/2007) – O presidente do Ibama em exercício, Roberto Messias Franco, renovou licença de operação para a empresa Aracruz Celulose fazer a dragagem emergencial de 250 mil metros cúbicos de sedimentos e garantir o acesso ao Canal do Tomba, próximo a Caravelas, no sul da Bahia.

A dragagem é necessária para manter em funcionamento o Terminal de Barcaças Luciano Vilas Boas Machado, que Aracruz Celulose construiu às margens do rio Caravelas para transportar toras de eucalipto em navios-barcaça até a fábrica da empresa, no município de Aracruz no Espírito Santo.

Desde 2002, vinham sendo realizadas sucessivas dragagens do acesso ao Canal do Tomba para garantir profundidade e dimensões necessárias à navegação das barcaças.

O canal foi projetado para ter 3,8 quilômetros de extensão, 90 metros de largura e cinco metros de cota batimétrica. Esta cota nunca foi atingida antes, devido a altas taxas de assoreamento do canal, entre outras variáveis. Pela primeira vez, essa cota deverá ser atingida com a autorização de dragagem, dada por Roberto Messias.

Em 2006, a Capitania dos Portos da Bahia chegou a pedir apoio técnico do Ibama para garantir a dragagem definitiva do Canal do Tomba. A Capitania estava preocupada em manter a integridade das embarcações, cargas, tripulações e passageiros que trafegam pelo canal. Listava entre outros o objetivo de minimizar “o risco de encalhes, colisões e avarias que possam colocar em risco a segurança da navegação e, em conseqüência, degradar o meio ambiente do local”.

A licença de operação atual é válida até 31 de março do próximo ano e traz 21 condições específicas. A Aracruz deverá monitorar as taxas de deposição de sedimentos em áreas nos recifes do sul do Banco de Abrolhos. Durante a dragagem deverá observar a preservação dos corais e repetir a avaliação em junho, setembro e dezembro.

A dragagem do canal será imediatamente suspensa em caso de descumprimento das condicionantes, de ameaça às áreas de recifes de corais, de condições de tempo desfavoráveis ou de concentrações de sólido em suspensão acima dos níveis da escala de risco ambiental do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Sandra Sato

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Ibama não vai homologar veículo pesado em 2009

Brasília (17/12/07) – Os veículos que não atenderem a fase P6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores- Proconve- não serão homologados pelo Ibama, segundo declaração do coordenador do Proconve, Paulo Macedo. “Nunca, nestes 20 anos, nenhuma fase do Proconve deixou de ser implementada, e não vai ser esta a primeira vez”.

O teor de enxofre encontrado no óleo diesel à venda no país foi tema de discussão em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados. Participaram representantes da Agência Nacional de Petróleo- ANP, da Petrobrás, das ONGs Greenpeace, Nossa São Paulo e do Ibama.

As discussões giram em torno da necessidade de se adequar motores e combustível para que seja implementada em 2009 a fase P6 do Proconve que define limites mais rígidos de emissão de poluente que somente serão atendidos por novos motores eletrônicos menos poluentes e mais econômicos. Esses motores juntamente com o novo óleo diesel S50, óleo diesel com 50ppm (partes por milhão) de enxofre vão reduzir os índices de emissão de material particulado e de NOx (óxidos de nitrogênio) nocivos ao homem.

Hoje, existem dois tipos de óleo diesel: o S500 (500ppm de enxofre) usado nas regiões metropolitanas e o 2000ppm, no interior. Com a adequação de motores e combustíveis esses índices caem de 500 para 50ppm nas regiões metropolitanas e de 2000 para 500ppm de enxofre no restante do país.

A ANP, responsável pela especificação do combustível, foi criticada por levar praticamente cinco anos para especificar o diesel. Mas, segundo Frederico Kremer, da área de abastecimento da Petrobrás, ainda assim, a Petrobras vai disponibilizar o S50 em 2009.

O Partido Verde entrou com representação na Procuradoria Geral da República exigindo o cumprimento das metas do Proconve. Segundo o Deputado do PV, Sarney Filho, o teor das emissões veiculares são responsáveis pela morte de 3 mil pessoas por ano no país.
Janete Porto

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

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