Panorama
 
 
 

IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO APRESENTA SUAS REFLEXÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2008

21/02/2008 - Com o auditório da sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), em São Paulo, inteiramente tomado por uma platéia atenta, o escritor Ignácio de Loyola Brandão - convidado pela Secretaria - proferiu palestra, na manhã do dia 20/02, abordando a sua trajetória profissional, como jornalista, contista, romancista e cronista.

Recepcionado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, Loyola, 71 anos, nascido em Araraquara, falou sobre o seu processo de criação, mostrando como fatos e passagens do cotidiano contribuíam na construção dos personagens e histórias da sua vasta obra literária, composta de mais de 800 crônicas publicadas e 21 livros, muitos deles traduzidos e publicados em vários idiomas e, também, adaptados para o teatro e cinema.

Tendo a temática ambiental como uma de suas preocupações e presente em grande parte de sua obra, Loyola deu ênfase ao assunto, quando relatou o trabalho de pesquisa e estudos, que durou três anos, para a construção do romance “Não verás país nenhum” (Editora Codecri/1981), no qual preconizou problemas ambientais que viriam a ser alvo da devida preocupação apenas em tempos recentes.

Em vista de sua condição como intelectual comprometido com os anseios democráticos, “Não verás país nenhum” tem como cenário um Estado dominado pela ditadura militar, onde predominam os interesses do grande capital e a expropriação dos recursos naturais de uma nação. Entre outras, a questão ambiental está presente nas obras “O homem que espalhou o deserto”, “O verde violentou o muro” (Global/1984) e “Manifesto verde” (Círculo do Livro/1985).

O secretário Xico Graziano, durante a apresentação do escritor, lembrou aos funcionários presentes no auditório Augusto Ruschi, que a presença notória de Loyola Brandão faz parte do Programa interno da SMA, “Investindo em Gente”, “que é na verdade uma oportunidade para uma pausa no nosso trabalho e propiciar, nos difíceis momentos do nosso cotidiano, um pouco de alento e esperança”, afirmou.

Após a palestra, os participantes puderam conversar com o autor e adquirir livros que foram por ele autografados. A apresentação de Loyola, em áudio, será disponibilizado, na íntegra, aqui no site da SMA.
Texto: Rose Ferreira
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.