Panorama
 
 
 

RECEITA FAZ OPERAÇÃO PARA COMBATER FRAUDES
NA IMPORTAÇÃO DE PNEUS USADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

20 de Fevereiro de 2008 - Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Uma operação para combater fraudes na importação de pneus usados foi deflagrada hoje (20) nos estados do Espírito Santo, Bahia e Paraná. No Espírito Santo, a operação envolve além da Receita Federal do Brasil, o Ministério Público estadual e a Secretaria de Segurança Pública.

No estado, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em empresas importadoras de pneus usados e a estimativa da delegacia da Receita Federal no estado é que a sonegação fiscal nas áreas federal e estadual apurada com a Operação Lixeira supere R$ 70 milhões.

De acordo com a Receita Federal, as empresas conseguiam liminares na Justiça para importar os pneus sob a alegação de que iriam beneficiar industrialmente a mercadoria. As investigações apuraram, no entanto, que pelo menos duas empresas no Espírito Santo, uma na Bahia e outra no Paraná, que representam 23 % do mercado de pneus usados, não estavam utilizando nenhuma espécie de beneficiamento (recauchutagem).

A importação de pneus usados e recauchutados foi proibida desde 2001 pelo governo federal. Um dos motivos alegados é a ameaça ao meio ambiente, já que o país acaba recebendo material descartado em outras partes do mundo.

Outra irregularidade na Operação Lixeira, segundo a Receita Federal, era a importação de produtos subfaturados, além da utilização de licenças de importação em nome de terceiros sem autorização judicial.

A Receita Federal informou que em diversas ocasiões a carga não passava pelos depósitos das importadoras e eram remetidas diretamente para os compradores finais.

Às 15h, na sede do Ministério Publico Estadual do Espírito Santo, a delegada da DRF/Vitória, Laura Gadelha, o inspetor substituto da Alfândega do Porto de Vitória, Alexandre Barreto de Souza, a Procuradora Geral de Justiça do ES, Catarina Cecin Gazele e a procuradora chefe do Ministério Público Federal/ES, Elisandra Olímpio, vão dar detalhes das principais fraudes praticadas pelas empresas.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.