Panorama
 
 
 

PREVFOGO PREPARA PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS DO DISTRITO FEDERAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2008

Candidatos ao Curso de Brigadistas Florestais do Prevfogo, do Ibama, participaram hoje do Teste da Enxada, para medir habilidade com ferramentas agrícolas. Ontem participaram de uma caminhada de 2.400 m equipados com bombas constais, instrumento utilizado por brigadistas para apagar incêndios, para testar a aptidão física.

Foram enviados 1500 currículos, mas somente 140 foram selecionados. Metade dessa turma irá trabalhar nos incêndios florestais do Parque Nacional de Brasília e os outros 70 trabalharão nas Florestas Nacionais - Flonas do Distrito Federal. Os testes foram classificatórios e eliminatórios. Alguns candidatos se destacaram por causa do manejo com a terra no Teste da Enxada, mas “a habilidade com as ferramentas sem o preparo físico é nula diante de uma situação de combate” revela o tenente Marcus Luiz, do Corpo de Bombeiros e coordenador da pré-seleção.

Após a seleção, os candidatos farão o Curso de Brigadistas Florestais, que será ministrado a partir de terça-feira, 22. Para Hanry, coordenadora distrital do Prevfogo, “o curso está conscientizando a população sobre o conceito de brigadista e sua importância, além de deixar a Flona mais protegida.”
Felipe Bello
Ascom Ibama
Foto: Hermínio Lacerda

+ Mais

Programa da Petrobras de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras é discutido no Ibama

Aracaju (15/04/08) - A Superintendência do Ibama no estado de Sergipe responsável por acompanhar e supervisionar o Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (Peac) da Petrobras, como condicionante no processo de licenciamento para as atividades de Petróleo e Gás no litoral sergipano, realiza hoje ás 15 horas no auditório do Ibama, reunião com o Coordenador Geral de Licenciamento de Petróleo e Gás (CGPEG) do Ibama/RJ, Edmilson Maturana, os Ministérios Públicos Federal do Trabalho, Ministério Público Estadual, Petrobras, Presidentes das Colônias de Pescadores do litoral do estado, entre outros convidados.O Objetivo da reunião será o de promover um nivelamento de conhecimentos, informações sobre os procedimentos adotados no Peac, decorrente das oficinas, e dos projetos realizados, e em andamento, com as comunidades pesqueiras como forma de compensação ambiental nos municípios de Brejo Grande, Pacatuba, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Aracaju, São Cristovão, Itaporanga D’Ajuda, Estância , Santa Luzia do Itanhy, e Indiaroba.
Marilene Silvestre
Ascom/Ibama/SE

+ Mais

Prevfogo realiza oficinas para coordenadores estaduais

Brasília (14/04/2008 ) - O Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo vem realizando oficinas com os coordenadores estaduais do Prevfogo - Ibama e os gerentes do Fogo das Unidades de Conservação do ICMBio que possuem brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Em março aconteceram os treinamentos para os estados de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Semana passada de 07 a 11, ocorreram mais duas turmas: uma no Rio de Janeiro, e outra em Brasília reunindo participantes do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

O objetivo destas capacitações é fornecer aos participantes subsídios para sua atuação, aprimorar a administração dos brigadistas e a rede de acionamento em ocorrência de incêndios florestais em cada estado, melhorando as ações de combate. As turmas variam de doze a vinte participantes para facilitar o aprendizado e são formadas anteriormente às dos cursos de formação de brigadas previstos cada estado.

O conteúdo programático abrange: noções de primeiros socorros, GPS e Trackmaker, operação e manutenção de motobombas bem como, tópicos direcionados a seleção e administração das brigadas, confecção de ROI (registro de ocorrência de incêndios), planos operativos e planos de ação de combate.

A prevenção e o combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Federais são algumas das missões do Centro Especializado Prevfogo que vem atuando para a integração e capacitação dos responsáveis por estas ações no Ibama e no ICMBio, vitais para o bom desempenho destas missões.
Ibama/Sede

+ Mais

Ibama contabiliza grande participação popular em consulta pública

Brasília (11/04/08) - Foram 9.276 e-mails na consulta pública para a elaboração da lista de animais silvestres que será estabelecida pelo Ibama, conforme resolução 394/07 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama.Além das sugestões da população civil, o Ibama recebeu contribuições da Polícia Federal, de associações de criadores, organizações não governamentais e de outras associações ligadas à fauna. A consulta pública foi encerrada no domingo (06/04)

O Ibama, visando atender os critérios constantes da resolução Conama, como significativo potencial de riscos à saúde humana e à saúde animal, encaminhou ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa a proposta de lista para que seja feita uma avaliação por estes órgãos e está aguardando essas contribuições que vão auxiliar na elaboração da lista definitiva.

As contribuições recebidas estão em procedimento de análise e a lista definitiva será divulgada em maio.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Sisbio completa um ano e consolida parceria com a comunidade científica

Brasília (11/04/08) - O Sisbio, Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade, lançado pelo Ibama em março de 2007, é um sistema automatizado de atendimento à distância para pesquisadores que pretendem obter licenças e autorizações para realização de pesquisas científicas sobre a biodiversidade. Segundo declaração do Dr. Guarino Colli do Departamento de Zoologia da UnB, “o Sisbio foi construído com a participação da comunidade científica e apresenta potencial para ser uma ferramenta muito importante, pois visa agilizar a emissão das autorizações de pesquisa com a biodiversidade”. Considerando as atribuições do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, o Sisbio foi dividido de acordo com as competências das respectivas autarquias. Para isso, foi criado um Núcleo Gestor no Ibama que implementa as diretrizes necessárias para o adequado funcionamento das atividades no Sisbio no âmbito das suas devidas competências. Cabe ressaltar que 71, 5% dos documentos emitidos estão na competência do Ibama.

A Coordenação de Gestão do Uso de Espécies da Fauna, COEFA/DBFLO, é o setor do Ibama responsável pela coordenação das atividades licenciadas no Sisbio/Ibama. A Diretoria, em articulação com as Superintendências, vem realizando esforços na qualificação e na reorganização do setor e trabalha no sentido de disponibilizar aos pesquisadores agilidade nos trabalhos e nas comunicações inerentes ao Sisbio, permitindo maior visibilidade e transparência.

Em um ano de funcionamento do Sisbio foram concedidos 420 registros voluntários para coleta de material botânico, fúngico e microbiológico, 1300 autorizações e 360 licenças permanentes, totalizando 2.080 documentos concedidos. “Vários pesquisadores já se beneficiaram com a agilidade implementada pelo Sisbio, uma vez que aproximadamente 80% das autorizações e 90% das licenças permanentes foram emitidas em até 45 dias úteis”, destaca o Coordenador da COEFA, João Pessoa.

O Sisbio tem a função importante de mapeamento para subsidiar ações internas, os relatórios de atividades enviados pelos pesquisadores são fundamentais para implementação do módulo de georeferenciamento do Sisbio. A idéia desse módulo é melhorar o conhecimento sobre a distribuição espacial das espécies de fauna e flora e também conhecer as regiões com grande e baixa amostragem da biodiversidade.

Tais informações poderão ainda ser utilizadas por outras diretorias do Ibama. Nesse contexto, a Coordenação de Zoneamento Ambiental do Ibama se beneficiará desses dados para implementação dos Zoneamentos Ecológicos Econômicos. Ademais, segundo o Coordenador da COEFA, o processo de reintrodução dos animais mantidos nos Centros de Triagens de Animais Silvestres do Ibama será otimizado, pois conheceremos a real distribuição das espécies.

Outro exemplo é a Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama, que numa análise de licenciamento de um empreendimento, saberá se o local do empreendimento já foi inventariado, bem como, quais espécies estão presentes, inclusive as espécies ameaçadas.
Portanto, o Sisbio/Ibama viabiliza rapidamente as necessárias autorizações para a captura, coleta e transporte de material biológico, bem como, facilitará a execução de diversas atividades realizadas pelas diretorias do Ibama.
Ibama Sede

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.