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SALÃO DO TURISMO 2008 REFORÇA AÇÕES DO MTur PARA INCREMENTAR VIAGENS PELO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2008

São Paulo (30/04) – "Viagem por todo o Brasil em um só lugar". Esse é o tema da terceira edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que foi lançado hoje (30), em São Paulo, pela ministra do Turismo, Marta Suplicy. Criado pelo Ministério do Turismo como uma estratégia para colocar o turismo brasileiro na “prateleira” do mercado turístico, essa ação contribui para o aumento de fluxo nos roteiros do país. “Com o crescimento da economia e a inflação controlada, o poder aquisitivo do brasileiro aumentou. Isso permite um melhor planejamento familiar, incluindo opções de lazer, como viagens. O Salão do Turismo permite que esse cidadão conheça e, mais que isso, se interesse pelos atrativos do turismo brasileiro”, disse Marta Suplicy.

O slogan do Salão do Turismo 2008 reforça a campanha “Viagem é para toda a vida”, lançada pelo Ministério do Turismo, em fevereiro deste ano, e veiculada no intervalo das programações televisivas. A idéia é que, no evento, o público tenha informações sobre a diversidade e as experiências que ele pode viver nos destinos brasileiros. “O Salão se consolidou como uma grande mostra da exuberância e da diversidade natural e cultural do país. Isso incentiva viagens pelo Brasil e fortalece o mercado interno, contribuindo para o alcance das metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010”, afirmou o secretário Nacional de Políticas do MTur, Airton Pereira, responsável pela organização do evento.

Com edições anteriores, em 2005 e 2006, o Salão do Turismo é realizado com apoio financeiro do Ministério do Turismo, o que possibilita que as 27 Unidades da Federação apresentem seus destinos e roteiros turísticos, estruturados segundo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Dessa vez, o edital de licitação do Salão do Turismo garante a realização anual do evento até 2010. “Outra boa notícia é que reduzimos os custos do evento e, ao mesmo tempo, ampliamos a sua estrutura”, lembrou a ministra. Para as edições 2008, 2009 e 2010, o investimento previsto é de R$ 28 milhões, incluindo a organização e as ações de mídia. “Na edição 2005, o investimento total no Salão foi de R$ 17,8 milhões; e, em 2006, R$ 17,9 milhões. Isso significa que o aporte para realização do Salão para os três anos será menor que o investido nas duas últimas edições”, disse.

A ministra Marta Suplicy destacou dois módulos da estrutura do Salão do Turismo: a Feira de Roteiros Turísticos, que é o espaço que os estados têm para fazer a promoção dos destinos e roteiros brasileiros; e a Vitrine Brasil, local para comercialização dos produtos associados ao turismo, como artesanato, gastronomia e agricultura familiar. “A Feira é o portão de entrada do Salão e o principal módulo do evento. Na Vitrine Brasil, o talento artístico e cultural do brasileiro ganha destaque. É nesse espaço, que o turista pode conhecer e comprar, por exemplo, o artesanato de todos os estados brasileiros”.

A expectativa é de que o Salão do Turismo 2008 supere o sucesso das edições anteriores. O objetivo do evento é promover e incentivar, por meio da gestão descentralizada, a organização e a comercialização dos destinos turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e princípios do Programa de Regionalização do MTur. Só na edição 2006, o Salão do Turismo recebeu 109,4 mil visitantes.

Destaques da terceira edição – A novidade na estrutura para as próximas edições é a Área de Comercialização, que além de ofertar pacotes de viagens dos destinos e roteiros turísticos nacionais para o público final, terá espaço para venda de produtos e serviços relacionados às 65 entidades integrantes do Conselho Nacional do Turismo. Em 2006, esse espaço foi ocupado apenas por agências e operadoras de turismo. Agora, oferecerá também serviços como hotéis, locadora de automóveis, transportes e parque temáticos.

A Feira de Roteiros Turísticos, o mais importante módulo do Salão do Turismo, é reservada para a apresentação dos roteiros turísticos brasileiros das 27 Unidades da Federação, estruturados pelo Programa de Regionalização. Nesta edição, serão apresentados os 87 roteiros turísticos priorizados pelo MTur na primeira edição do Plano Nacional de Turismo, com destaque para os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, previstos na segunda edição do Plano.

O Salão do Turismo também é um espaço para apresentar os atrativos brasileiros que vão além das belezas naturais. Na Vitrine Brasil, por exemplo, o público poderá conferir as manifestações artísticas, o artesanato, a gastronomia e os produtos da agricultura familiar representativos dos destinos e roteiros em exposição na Feira de Roteiros Turísticos.

Outro importante módulo do Salão do Turismo é a Rodada de Negócios, onde agências e operadoras de turismo poderão se encontrar para firmar parcerias e ampliar os canais de distribuição do produto turístico receptivo. O Núcleo de Conhecimento, local para troca de experiência e disseminação do conhecimento sobre a atividade turística; e as Missões Promocionais, visita de jornalistas e operadores internacionais ao evento, são outras importantes ações previstas na estrutura das próximas edições do Salão do Turismo.

No Salão do Turismo, o MTur também divulga seus programas e projetos. O Viaja Mais Melhor Idade, por exemplo, terá estande próprio no evento para informações e esclarecimentos. O programa é uma ação do ministério para facilitar o acesso de aposentados e pensionistas do INSS e das pessoas com mais de 60 anos a pacotes turísticos dentro do país.

Edições anteriores – As duas primeiras edições do Salão do Turismo foram realizadas em 2005 e 2006. Na edição 2006, por exemplo, o evento apresentou ao público 396 roteiros (de 149 regiões turísticas e 1.027 municípios), identificados pelas Unidades da Federação, sob a orientação do MTur. Outras conquistas do Salão 2006 foram a movimentação econômica de R$ 25,9 milhões gerada na cidade de São Paulo; e o envolvimento na realização do evento de 10,2 mil profissionais, contribuindo para a geração de emprego e de renda. A expectativa para 2008 é superar esses números.

Programa de Regionalização do Turismo – O Ministério do Turismo lançou, em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. A partir de então, o país passou a trabalhar com uma nova perspectiva para o turismo brasileiro, por meio da gestão descentralizada, estruturada pelos princípios da flexibilidade, articulação e mobilização. Um dos objetivos do Programa é a desconcentração da oferta turística brasileira, localizada predominantemente no litoral, propiciando a interiorização da atividade e a inclusão de novos destinos nos roteiros comercializados no mercado interno e externo. A Regionalização propõe a ampliação das ações, que antes eram centradas nas unidades municipais, e a demarcação do mapa turístico brasileiro em 200 regiões turísticas e 3.819 municípios.

Serviço: Para mais informações sobre o Salão 2008 e os resultados da primeira e segunda edições clique aqui. Acesse também http://www.turismo.gov.br/salao/.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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