Panorama
 
 
 

GRUPO DE TRABALHO VAI PROPOR ALTERAÇÕES NO DECRETO QUE REGULAMENTOU LEI DE CRIMES AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Setembro de 2008

(05/09/2008) O secretário adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires representou o secretário Otaviano Moraes em reunião ocorrida nesta sexta-feira(05) no estande do Irga na Expointer na qual ficou acertada a criação de grupo de trabalho que vai propor alternativas ao decreto n.º 6.514/08 do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que regulamentou a Lei de Crimes Ambientais para facilitar o enquadramento de produtores rurais às exigências de reconstituição e manutenção da reserva legal.

Na reunião, o deputado federal Luiz Carlos Heinze apresentou o trabalho e as propostas encaminhadas ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc para modificar o decreto, que tornou mais rígida a lei ambiental. O ministro acordou com parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados a revisão dos prazos, considerados inexeqüíveis, além de propor alternativas para a recomposição da reserva legal fora da área de propriedade ou mesmo fora de microbacia.

O Decreto determina a averbação da área de reserva legal para verificar quem cumpre os percentuais de preservação de floresta nativa estabelecidos na legislação, em um prazo de 60 a 90 dias, sob pena de multas simples e diárias. Para o bioma amazônico, este índice é de 80%. No caso do cerrado amazônico, o percentual a ser preservado é de 35%, enquanto que, nas outras regiões, é de 20%.

Participaram da reunião representantes do Irga, Federarroz, Afubra, Fetag, Farsul, da Secretaria da Agricultura, entre outros. Ao final do encontro, compareceu o secretário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Caminho Sustentável será percorrido pela Governadora

(01/09/2008) - Agradável aos sentidos e útil à conscientização ambiental, o Caminho Sustentável atendeu às expectativas já no primeiro final de semana da Expointer.

O Caminho Sustentável integra o Planeta Expointer, numa iniciativa da CAIXARS, em conjunto com instituições públicas e privadas gaúchas reunidas no Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), que é coordenado pelas Secretarias Estaduais do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (SE). O objetivo do Planeta Expointer é mapear e orientar os visitantes da feira para o melhor aproveitamento da oferta de educação ambiental disponível entre os expositores.

O Caminho Sustentável é um percurso de experiência ambiental e entretenimento construído a céu aberto dentro de um bosque no Parque Assis Brasil. Em seis estações modulares, o visitante recebe informação sobre os principais temas ambientais debatidos hoje em todo o mundo, de uma forma contemporânea e divertida, interagindo com os conteúdos, experimentando conceitos teóricos e aprofundando suas percepções. Com base pedagógica alinhada às propostas teóricas de vanguarda na educação ambiental, o Caminho Sustentável sugere a recuperação do contato sensorial do ser humano com o meio ambiente como forma de reaprendizado ecológico para o homem urbano – recuperando sua experiência e valorização da natureza, onde experimentos e instalações estimulam a consciência e a responsabilidade ambiental de forma divertida e instrutiva.

O percurso educacional e de entretenimento tem 20 minutos de duração, com orientação de monitores, apresentando experiências e conteúdos sobre as temáticas ambientais mais importantes do momento: Aquecimento Global, Água, Reciclagem, Atitude Sustentável, Energia, Neutralização e a Árvores dos Desejos.

Nesta terça-feira (02), às 14h30min, está prevista uma visita da Governadora Yeda Crusius, pela tarde, ao Caminho Sustentável, localizado próximo ao playground da Expointer. O Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, acompanhará a Governadora.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Parceria com Meio Ambiente pode viabilizar o Balcão Fetag

(03/09/2008) A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) deverá instituir o Balcão Fetag, por intermédio de Termo de Cooperação a ser assinado em breve entre o secretário Otaviano Moraes e o presidente da Fetag, Elton Weber. A medida possibilitará a agilização do Cadastro Florestal para os pequenos produtores rurais.

A reunião para definição dos termos do documento ocorreu durante audiência concedida pelo secretário Otaviano Moraes no espaço da Sema no estande do Governo do Estado na Expointer.

O Termo de Cooperação possibilitará a conjugação de esforços técnicos visando a utilização dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais filiados à Fetag para a realização do cadastro florestal.

MATA CILIAR – Também no estande da Secretaria na Expointer, o secretário Otaviano Moraes reuniu-se com o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de quem recebeu o Programa de Restauração e Preservação das Matas Ciliares das principais micro-bacias dos municípios que compõem as Bacias Hidrográficas do Rio Taquari-Antas e do Rio Caí, através de medida compensatória.

Otaviano Moraes encaminhou a proposta ao diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Rafael Ferreira para avaliação. O técnico do Defap, João Paulo Steigleder também participou da reunião.

PEAC – Finalmente, o secretário recebeu do governador do Rotary Clube, Eliseu Gonçalves da Silva projeto na área de educação ambiental a ser incluído no Programa Estadual de Educação Ambiental Compartilhada (PEAC) da Sema, coordenado pela prof. Lílian Zenker, em parceria com a Secretaria da Educação e entidades parceiras. Também estava presente a secretária-executiva do Pro-Guaíba, Ana Elizabeth Carara.

MOVIMENTO – Desde o início da Expointer, o Balcão de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente atendeu a 116 solicitações, entre abertura e consulta a processos, juntada de documentos, e informações sobre educação ambiental, reserva legal, manejo florestal, silvicultura, agrotóxicos, entre outros.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Protocolo prevê consumo sustentável na suinocultura

(05/09/2008) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa, e a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), assinarão protocolo de intenções nesta sexta-feira (5), às 17 horas, na Expointer. O ato acontecerá no Centro de Convívio da ACSURS, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Além do Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, e do Presidente da ACSURS, Valdecir Folador, a Governadora Yeda Crusius é aguardada para a solenidade.

O objetivo da assinatura do documento é a implementação do sub-programa de difusão da produção e consumo sustentável na suinocultura, promovendo o desenvolvimento socioambiental do setor.

Conforme o protocolo, a Sema e a ACSURS vão definir uma agenda para desenvolver estudos, projetos e ações de produção mais limpa e consumo sustentável de interesse comum; estabelecer discussões sobre tecnologias limpas aplicáveis à suinocultura e implantar Núcleos Regionais de Difusão da Produção e Consumo Sustentável na Suinocultura.

O protocolo de intenções terá vigência de um ano, a contar da data de publicação no Diário Oficial do Estado.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.