Panorama
 
 
 

FUNAI DIZ QUE DISCUSSÕES SOBRE TERRAS INDÍGENAS NA BAHIA E EM RORAIMA SÃO DISTINTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

24 de Setembro de 2008 - Marco Antônio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil - Wilson Dias/Abr - Brasília - Índios fora do Supremo Tribunal Federal (STF) durante julgamento de ação em que a Fundação Nacional do Índio (Funai) pede que sejam declarados nulos os títulos de propriedade sobre imóveis rurais na Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, na Bahia
Brasília - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, disse hoje (24) que o julgamento sobre a validade de títulos de posse na Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, na Bahia, não tem relação com a discussão que envolve a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

“As questões tem que ser tratadas de forma separada. Na Bahia, as terras foram ocupadas desde o período colonial pelos índios. Já na Raposa Serra do Sol, se trata de uma chegada mais recente.”

Meira confirmou que já manteve entendimentos com o governo da Bahia no sentido de garantir soluções para retirada pacífica dos fazendeiros, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheça a área como de uso exclusivo dos índios.

“No caso específico da Bahia, nós temos o governo do estado claramente posicionado a favor dos índios para soluções pacíficas respeitando, também, os direitos de quem ocupou de boa-fé.”

Segundo o presidente da Funai, os estudos para a demarcação da área foram completos e tornam “incontestável” o direito de posse dos índios.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.