Panorama
 
 
 

MAPA E FAO ASSINAM ACORDO PARA IMPULSIONAR PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

01/10/2008 - Brasília (1º.10.2008) - Com o objetivo de promover a cooperação técnica entre países da África e América Latina para aumentar a produção sustentável de alimentos, foi assinado um protocolo de intenções entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), nesta quarta-feira (1º). O documento prevê a formulação de programa estratégico para a recuperação de áreas de pastagens degradadas e a intensificação da produção sustentável em sistemas de integração lavoura-pecuária-silvicultura, especialmente nos biomas da amazônia e cerrados.

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silas Brasileiro, lembrou que o Brasil tem espaço suficiente para garantir a produção de alimentos e o abastecimento do mercado interno e externo. “Atualmente, temos uma área de cultivo de cerca de 46 milhões de hectares e podemos dobrá-la sem cortar sequer uma árvore, com a recuperação de pastagens degradadas. O País pode expandir sua produção sem devastar o meio ambiente”, enfatizou.

Embrapa e Conab - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também assinaram dois memorandos de entendimento em parceria com a FAO. A Embrapa atuará na assistência técnica para o desenvolvimento de pesquisas agrícolas e de políticas e estratégias de inovação. A Conab contribuirá com o intercâmbio de informações sobre abastecimento agroalimentar.

O subdiretor-geral da FAO, José Maria Sumpsi Viñas, destacou a satisfação em firmar acordos de cooperação com o governo brasileiro. “É uma aliança estratégica que deverá ajudar na resolução de problemas globais como as crises de alimentos, energética e financeira. Com o aporte tecnológico da Embrapa e a experiência em abastecimento da Conab poderemos superar obstáculos que afetam o agronegócio em diversos países”, disse. (Cristiane Araujo)

+ Mais

Mapa e FAO se unem para formular programa de desenvolvimento sustentável da pecuária

30/09/2008 Brasília (30.9.2008) - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinam acordos de cooperação com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), nesta quarta-feira (1º), às 15h, no Salão de Atos, no térreo do Mapa. Participarão da cerimônia o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silas Brasileiro, o subdiretor geral da FAO, José Maria Sumpsi Viñas, e o representante da FAO no Brasil, José Tubino.

O protocolo de intenções, que será firmado com o Mapa, prevê a formulação de um programa estratégico de desenvolvimento sustentável da pecuária, a recuperação de pastagens degradadas e a intensificação da produção sustentável em sistemas de integração lavoura-pecuária-silvicultura no Brasil, especialmente para os biomas da amazônia e cerrados.

No caso da Embrapa, o memorando de entendimento com a FAO estabelece o desenvolvimento de planos para criação de sementes de qualidade, compartilhamento e adaptação de recursos genéticos vegetais, capacitação em produção, pós-colheita e armazenamento de sementes. Também recomenda a adaptação de boas práticas de cultivo e de pós-colheita e apoio na expansão da produção local de sementes e fertilizantes orgânicos. Inclui ainda a orientação técnica no desenvolvimento da pesquisa agrícola nacional e de políticas e estratégias de inovação.

O memorando que será assinado entre a Conab e a FAO tem por objetivo prover assessoramento técnico, capacitação e intercâmbio de informações sobre o abastecimento agroalimentar para países da África e América Latina, em especial Nicarágua e Haiti. Essas medidas permitirão o aumento da produção e da produtividade agrícola, em particular dos pequenos agricultores, pela intensificação dos sistemas de produção sustentáveis. (Cristiane Araujo)

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.