Panorama
 
 
 

CIENTISTAS BRASILEIROS CAMINHAM NO INTERIOR DA ANTÁRTICA PELA PRIMEIRA VEZ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

Antártica - 10/10/2008 - Foto: Edilene Silva/Ascom - MCT - Pesquisadores do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) realizam, entre novembro e dezembro próximos, a primeira expedição científica nacional ao interior da Antártica. A Expedição, batizada como "Deserto de Cristal", percorrerá mais de 400 quilômetros por uma das regiões mais remotas da Antática Ocidental. Lá serão feitas perfurações no gelo para investigar as variações do clima e da química da atmosfera ao longo dos últimos 500 anos.

O grupo, constituído por oito pesquisadores - sete brasileiros e um chileno, coordenados pelo glaciologista Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) -, fica 40 dias acampado sobre as geleiras enfrentando temperaturas de 35ºC negativos. A missão monta seu acampamento base a dois mil quilômetros ao sul da estação antártica brasileira Comandante Ferraz, já sobre o espesso manto de gelo que cobre o continente.

A excursão permite ao Brasil pesquisar o interior de um território de 13,6 milhões de quilômetros quadrados e que tem importante papel como controlador do clima do País. Até o momento, a presença nacional na Antártica está restrita à costa do continente. Esta expedição é parte das ações brasileiras no Ano Polar Internacional (API 2007-2009).
Edilene Silva - Assessoria de Comunicação do MCT

+ Mais

Presidente Lula sanciona Lei que regula o uso de animais em pesquisas

Ética e Pesquisa - 10/10/2008 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quarta-feira (8) a Lei 11.794, que regulamenta os procedimentos para o uso científico de animais em atividades de ensino e pesquisa. A Lei Arouca, como ficou conhecida, foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União e prevê a criação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que vai regulamentar o uso de animais para pesquisa e estabelecer as normas e critérios éticos.

O Concea será presidido pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e será composto por representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Conselho de Reitores das Universidades do Brasil (Crub), ministérios da Educação (MEC), Meio Ambiente (MMA), da Saúde (MS), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de outras entidades.

Caberá ao Conselho formular as normas e fiscalizar os procedimentos para utilização de animais em pesquisas científicas. O Concea também será o responsável pelo credenciamento de instituições que farão a criação ou utilização de animais nessas áreas, além de monitorar e avaliar a introdução de técnicas que substituam a utilização de cobaias.
Assessoria de Comunicação do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.