Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO CONJUNTA DO IBAMA APREENDE 1200M³ DE MADEIRA EM RONDÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2008

Porto Velho (1º/12/2008) - Em operação em conjunto entre o Ibama, Corpo de Bombeiros e Quinto Batalhão de Engenharia de Construção - 5° BEC foram apreendidos mais de 1200 metros cúbicos de madeira no município de Alto Paraíso, entre os dias 27 e 28 de novembro de 2008.

Para transportar tamanho volume de madeira foram necessários em torno de 50 caminhões Julietas, além de uma pá-carregadeira necessária para carregar as madeiras.

Esta operação objetivou a coleta de madeiras abandonadas a beira de estradas no interior das matas, calhadores no interior da floresta além de outros locais, as serrarias que operam de forma clandestina usam esse artifício para tentar se livrar de multas pelo uso de madeiras irregulares, abandonando-as não é possível identificar a quem pertence e os infratores vão pegando aos poucos para abastecer as serrarias.

Em torno de 10% das madeiras apreendidas foram destinadas ao 5° BEC, o restante ficou em depósito na cidade de Ariquemes, sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou toda estrutura utilizada na operação.
Valdemir Tedesco
Ascom Ibama/RO
Foto: Renato Diniz Dumont

+ Mais

Ibama e Instituto Chico Mendes no I Sergipe Flora

Aracaju- (3/12/08) – Pela primeira vez a cidade de Aracaju reunirá diversos setores da cadeia produtiva de Sergipe no I Encontro Nordestino da Floricultura, Paisagismo e Jardinagem, o Sergipe Flora, no Centro de Convenções - CIC, no período de 5 a 7 de dezembro. O evento contará com a participação de expositores dos estados de Sergipe, São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal que atuam nesses segmentos, como também, serão apresentados cursos, oficinas e Clinicas, ministrados por profissionais, estudiosos e pesquisadores das mais variadas áreas desse segmento.

A abertura oficial do I Sergipe Flora será no próximo dia 5, ás 19h30min no CIC com a presença do Secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia Jorge Santana de Oliveira, o Secretário da Cultura Luiz Alberto dos Santos, o superintendente do Ibama no estado de Sergipe Manoel Rezende Neto, o chefe-Geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros Edson Diogo, entre outras autoridades.

Por ser o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO, instituições governamentais responsáveis pela preservação, conservação do meio ambiente e das políticas públicas ambientais, foram convidados a participar do evento como expositores e contribuirão com palestrantes: o Analista Ambiental (Educador Ambiental) Phd. em Ecologia Genebaldo Freire Dias, sergipano de Pedrinhas com 20 livros publicados na área e a Analista Ambiental (Engenheira Florestal, Ecóloga e Órquidófila) Lou Meneses, coordenadora do Projeto Orquídeas do Brasil, do Orquidário do Ibama/Sede, com sete livros publicados, premiada internacionalmente, e ainda, a participação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais- Prevfogo, que contribuirá com exposição e atividades lúdicas para a meninada, levando pela primeira vez a Sergipe o seu mascote – o Tamanduá Bandeira Labareda – símbolo do Prevfogo; o Centro Nacional de Informações Ambientais-Cnia, com as publicações do Ibama, a Assessoria de Comunicação com a exposição Biomas Brasileiros.

O ICMBio será representado pela direção da Floresta Nacional do Ibura, com doação de mudas nativas, e a participação efetiva da Superintendência do Ibama em Sergipe na realização do evento, juntamente com a Embrapa, Banco do Nordeste e Associação Sergipana de Defesa da Fauna e Flora-Asdef.

O evento contará com várias atividades como os cursos de: A cura por meio dos alimentos e das plantas medicinais, ministrados pelo médico, homeopata, especialista em saúde pública, Márcio Bontempo; Cogumelos funcionais na saúde humana, pela Dra. Araildes Fontesda Embrapa/DF; Arte Floral - decoração de Igrejas e Festas, por Paulo Yoshima/DF; Micropropagação de abacaxi ornamental e bromélias, por Ana Silvia Ledo- Embrapa/Se, como também, as oficinas de : Cultivo de cactos e suculentas ministrada pela professora Leonor Campos; Como cultivar bonsais, por Carlos Góes e Como cultivar orquídeas, combate as pragas e doenças, pela Dra. Loislene da Emater/DF. Além dos cursos e oficinas o encontro oferecerá as seguintes Clínicas: Problemas na Comercialização em Floriculturas, tendo como palestrante Alonso Lamas; Aplicação da Biotecnologia na Produção de Plantas Ornamentais, por Ana da Silva Ledo; Adubação de Plantas e Flores, Embrapa/SE e, A Arborização no Ambiente Urbano, por Maria Salete Alves Rangel–Embrapa/Se.

Para a realização do I Encontro Nordestino de Flora, Paisagismo e Jardinagem, os organizadores do evento obtiveram o apoio oficial do Governo do estado de Sergipe, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Cultura, Sebrae, da TV Cidade, da Infonet.

A organização do evento informa aos interessados que desejam participar dos cursos, oficinas ou clinicas, que as vagas para algumas das atividades são limitadas e a inscrição poderá ser feita pelo site sergipeflora@infonet.com.br, ou no local do Evento. Será cobrado o valor de R$ 30,00 a R$ 60,00 dependendo das atividades escolhidas.
Marilene Silvestre
Ascom/Ibama/SE

+ Mais

Ibama e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável/AM realizam I Encontro de Fiscalização Ambiental no Corredor Central da Amazônia

Brasília (02/12/2008) – O Ibama realiza hoje o I Encontro de Fiscalização Ambiental no Corredor Central da Amazônia, no auditório do instituto em Manaus. O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do estado do Amazonas e pelo Ibama/AM, e visa traçar uma estratégia integrada de fiscalização ambiental na região do Corredor Central da Amazônia-CCA, construindo parcerias entre os órgãos federais, estaduais e municipais de Meio Ambiente.

O programa do evento tem palestras que abordam o Plano Integrado de Fiscalização do Corredor Central da Mata Atlântica, ministrada pelo analista ambiental do MMA, responsável pela Unidade de Coordenação Estadual do Espírito Santo, Felipe Mello, e outra sobre Plano Integrado de Fiscalização, Vigilância, Monitoramento e Sensibilização do Corredor Central da Amazônia, pela analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do estado do Amazonas, Artemísia Valle.

A idéia é aproveitar o que deu certo no Plano Integrado de Fiscalização do Corredor Central da Mata Atlântica, já implantado e em execução, para alavancar a integração nos trabalhos dos órgãos municipais, estaduais e federais nas ações no Amazonas. Participam do encontro os Ministérios Públicos Estadual e Federal, o Corpo de Bombeiros, o Comando de Policia Militar Ambiental do Amazonas, a Procuradoria Geral do Amazonas, a Casa Civil, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do AM, chefes das Unidades de Conservação federais e estaduais, o ICMBio, a Polícia Civil, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ipaam, Abin, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil.

Depois das palestras será definida uma agenda de trabalho integrado entre os órgãos ambientais no Corredor Central da Amazônia para o ano de 2009, que será submetida à avaliação de plenária. Segundo o chefe da fiscalização do Ibama no Amazonas, Adilson Cordeiro, com a discussão do Plano Integrado “estamos tentando fazer a integração das várias instituições que atuam no policiamento ambiental, buscamos um entendimento nas áreas de atuação da União, dos estados e dos municípios para uma atuação integrada”.

Para o superintendente do Ibama no Amazonas, Henrique Pereira, “o evento proporcionará a retomada das conversações e articulações interinstitucionais dos órgãos integrantes do Sisnama, além de outros parceiros estratégicos para a fiscalização ambiental com atuação no território do CCA”.

“Além do intercâmbio e troca de experiências com as instituições parceiras do Corredor da Mata Atlântica, esperamos como resultado do encontro consolidarmos um planejamento operacional para o ano de 2009, buscando um aperfeiçoamento dos arranjos institucionais e das ações de fiscalização ambiental para as cinco sub-regiões integrantes do CCA, com ênfase nos conjuntos de unidades de conservação e de outras áreas protegidas que o compõem”, concluiu Pereira.
Christian Dietrich
Ascom Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.