Brasília (18/5/2010) –
A partir de janeiro de 2012, os veículos
a diesel no Brasil terão de sair da fábrica
equipados com o sistema OBD, sigla em inglês,
para sistema de Auto Diagnose de Bordo, garantindo
melhoria da qualidade do ar. O sistema possibilita
o perfeito funcionamento
dos controles de emissões no veículo,
pois, detecta ocorrência de falha e identifica
a sua localização provável,
armazenando as informações na memória
do computador de bordo. O motorista terá
no painel um aviso de que existe um problema no
sistema de controle de emissão de seu veículo
e precisa ser resolvido.
Este sistema já existe
nos automóveis vendidos no Brasil e poderá
ser usado pelos Programas de Inspeção
e Manutenção Veicular, onde houver.
A obrigatoriedade do OBD em veículos a Diesel
consta da Resolução Conama nº
403/2008, art. 2º e 11. A Instrução
Normativa n° 4, que regulamenta o seu uso, foi
assinada pelo presidente do Ibama, Abelardo Bayma,
e publicada no Diário Oficial da União
em 13 de maio de 2010, seção 1.
A medida é resultado de
estudos técnicos que foram realizados envolvendo
a indústria automobilística, técnicos
responsáveis em verificar sua aplicação,
a Associação de Engenharia Automotiva
- AEA e os técnicos da Diretoria de Qualidade
Ambiental do Ibama que são responsáveis
pelo Programa de Controle a Poluição
do Ar por Veículos Automotores (Proconve),
tomando por base a regulamentação
de sistemas similares na Europa e nos Estados Unidos.
Para se ter uma ideia da importância
da norma basta observar o número de veículos
produzidos por ano, segundo fonte da Anfavea, em
2009 foram 255.988 veículos Diesel fabricados
no Brasil.
Isso agregado ao novo teor de
enxofre exigido para o óleo Diesel nas regiões
metropolitanas, que passa de 500 ppm (partes por
milhão) para 50 ppm, a ser implantado também
em 2012, irá resultar em uma redução
drástica nas emissões de poluentes
por veículos diesel no país.
Melhorar a qualidade do ar é
uma das missões relevantes na agenda do Ibama
para garantir um meio ambiente íntegro, conforme
preconiza a Constituição e o lema
do Proconve: “MelhorAR Sempre”.
Ascom/Ibama
+ Mais
Ibama e Ministério Público
Federal discutem ações emergenciais
para o aterro da Ribeira
São Luís (12/05/2010)
- Em reunião na sede do Ministério
Público Federal de São Luís/MA,
o procurador da República, Alexandre Soares,
e o superintendente do Ibama/MA, Alberto Paraguassu,
discutiram a situação atual do aterro
da Ribeira, que recebe 100% do lixo coletado na
capital, localizado a 10 km do aeroporto internacional
Marechal Hugo da Cunha Machado. O objetivo da reunião
foi traçar diretrizes emergenciais para solucionar
os problemas causados pela presença de aves
no local em decorrência do lixo.
A situação tem causado
uma série de incidências de aves (urubu)
chocando-se com aeronaves. Diante dessa problemática,
o MPF e o Ibama assumem o posicionamento de redefinir
as providências a serem tomadas para a segurança
aeroportuária, que abrange 30 km de raio
no entorno no aeroporto. Dentro de um prazo de 15
dias, o relatório final do levantamento para
monitoramento será finalizado pelo núcleo
de fiscalização. A partir de então,
as ações começam a ser colocadas
em prática.
Ações
Será realizada uma reunião com a prefeitura
de São Luís nos próximos dias
para a adoção de procedimentos com
prazos a serem cumpridos. O aterro, que já
teve parte de sua estrutura embargada em 2008, continua
recebendo todo o lixo coletado na cidade. Por isso,
uma das alternativas apontadas pelo procurador da
república é que a prefeitura disponibilize
outro local para o depósito de resíduos.
Além da questão do aterro, pontos
de atividades como granjas e matadouros, serão
tema da conversa. Esses empreendimentos, que também
representam foco atrativo de aves, serão
removidos do lugar para a garantia da segurança.
Se as atividades estiverem acontecendo de forma
ilegal, serão auturados.
Ascom/Ibama/MA