Panorama
 
 
 
 

DEFINIDAS AÇÕES PARA CONSERVAÇÃO DOS AMBIENTES CORALÍNEOS

Panorama Ambiental
Abril de 2014

Brasília (24/04/2014) - Na Oficina de Elaboração do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) foram definidos os objetivos e mais de 100 ações de conservação, visando a minimização dos impactos que sofrem estes ambientes frágeis e complexos, bem como a recuperação e/ou manutenção, em níveis ecologicamente sustentáveis, das 20 espécies-foco e 35 beneficiadas definidas para o PAN Corais.

Saiba mais sobre os corais

"A elaboração desse Plano de Ação é feita de forma participativa, pactuando ações que possam ser executadas num prazo de cinco anos, com a previsão de acompanhamento desta execução através de monitorias anuais pelo ICMBio e Grupo de Assessoramento Técnico, definido nesta oficina com representantes de todas as áreas estratégicas", relatou Roberta Aguiar, coordenadora do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (CEPSUL/ICMBio).

A partir dos debates sobre os ambientes coralíneos, foram identificadas várias pressões e ameaças geradas pela ação do homem, dentre elas a ocupação e uso desordenado das áreas costeiras, levando à destruição de habitats, contaminação por poluentes e ao aumento da sedimentação, decorrentes das drenagens das bacias hidrográficas, e mineração. Outras pressões identificadas referem-se à coleta/pesca ilegal, excessiva ou em áreas críticas, bem como aquelas decorrentes dos efeitos das mudanças climáticas, cujas alterações nestes ambientes afetam sua funcionalidade ecológica.

O evento realizado entre os dias 07 e 11 de abril, em Arraial D'ajuda (BA), contou com cerca de 100 participantes de vários setores da sociedade civil e esferas governamentais, desde representantes de pescadores, instituições de pesquisa, organizações estaduais e municipais de meio ambiente, empreendedores, representantes de Unidades de Conservação federais e estaduais, das diretorias, coordenações regionais e centros de pesquisa e conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), entre outros. Na ocasião foi realizada uma homenagem a pesquisadora de recifes de corais, Zelinda Leão, pelos anos dedicados a estes ambientes.

O PAN Corais tem a supervisão da Coordenação de Planos de Ação para Espécies Ameaçadas de Extinção (COPAN/CGESP/DIBIO/ICMBio), Coordenação Geral de Roberta Aguiar dos Santos e Coordenação Executiva de Clovis Barreira e Castro do Projeto Coral Vivo do Museu Nacional da UFRJ, que viabilizou, em conjunto com o ICMBio, a realização desta oficina.

 

Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.