Patrocínio      
     

 
Saí-azul (Dacnis cayana)
 
 
Cardeal
Habita matas abertas, campos arbustivos e fazendas.
 

CARDEAL
Paroaria coronata (Miller, 1776)
Família: Thraupidae

19/12/2018 – Espécie monotípica, ou seja, não ocorrem subespécies. Restrita a região sudeste da América do Sul: leste da Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, sudoeste e sul do Brasil: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

Tem de 18,5 a 20 centímetros. Sua cabeça com topete e o alto do peito são vermelhos; lado dorsal cinza; lados do pescoço e lado ventral brancos; bico quase todo branco. O imaturo possui o topete ferrugíneo.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Cardeal (Paroaria coronata).


Habita matas abertas, campos arbustivos e fazendas. Alimenta-se de sementes e insetos. Visita comedouros com sementes no Pantanal. Vivem em casais na época reprodutiva e em bandos com até 20 indivíduos em outras épocas do ano.

No período reprodutivo torna-se territorialista. A fêmea coloca de 2 a 3 ovos que nascem após 13 dias de incubação. Possuem de 2 a 4 ninhadas por estação reprodutiva. Suas populações sofrem declínio em algumas regiões devido a captura ilegal para cativeiro.

Em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês), importantes instituições estrangeiras como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e The Cornell Lab of Ornithology, oficializaram 2018 como o Ano da Ave. Aqui no Brasil, a Agência Ambiental Pick-upau também realizará uma série de ações para a promoção do Projeto Aves, patrocinado pela Petrobras, incluindo matérias especiais sobre as aves nas mais diversas áreas, como na ciência.

Maxpixel/Reprodução

Cardeal (Paroaria coronata).



O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna.



O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação/Viviane Rodrigues Reis
Fotos: Reprodução/Maxpixel/Viviane Rodrigues Reis

 
 
 
Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
 

 

     
       
       
Patrocínio      
 
       
       
   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental  
 
Copyright 2015-2019. Projeto Aves. © Agência Ambiental Pick-upau. Todos os direitos reservados.