Patrocínio      
     

 
Saí-azul (Dacnis cayana)
 
 
Socozinho
Apresenta ampla ocorrência em brejos e à beira d’água tanto doce quanto salobra
 

SOCOZINHO
Butorides striata (Linnaeus, 1758)
Família: Ardeidae

17/03/2019 – Ocorrem vinte e uma subespécies, das quais uma ocorre no Brasil. É uma espécie cosmopolita. Butorides s. striata (Linnaeus, 1758) ocorre por toda a América do Sul, incluindo todo o Brasil e toda a Mata Atlântica.

Possui trinta e seis centímetros. Cinzento com o dorso e as asas estriadas de preto; pernas curtas e amarelas. Apresenta ampla ocorrência em brejos e à beira d’água tanto doce quanto salobra, inclusive em parques urbanos e em manguezais.

Pick-upau/Viviane Rodrigues Reis/Reprodução

Socozinho (Butorides striata).

 

Vive solitário, espreita empoleirado logo acima da água ou nas margens, muitas vezes em locais expostos. Quando está agitado movimenta a cauda para os lados e eriça a crista.

Utiliza botes rápidos para capturar as presas. O casal defende seu território contra indivíduos da mesma espécie arrepiando o topete quando há disputas pelo território.

Pick-upau/Viviane Rodrigues Reis/Reprodução

Socozinho (Butorides striata).

 

Na Mata Atlântica é residente em alguns locais e visitante em outros, pois realiza migrações de média ou longa distância dentro do domínio.

Pick-upau/Viviane Rodrigues Reis/Reprodução

Socozinho (Butorides striata).


Coloca seu ninho sobre galhos baixos nas margens das áreas que habita. O ninho tem formato de plataforma e é feito de talos e galhos. Geralmente põe de 2 a 3 ovos esverdeados.

O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Pick-upau/Viviane Rodrigues Reis/Reprodução

Socozinho (Butorides striata).

 

Da Redação/Viviane Rodrigues Reis
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; Grantsau, 2010; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.
Fotos: Pick-upau/Viviane Rodrigues Reis

 
 
 
Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
 

 

     
       
       
Patrocínio      
 
       
       
   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental  
 
Copyright 2015-2019. Projeto Aves. © Agência Ambiental Pick-upau. Todos os direitos reservados.