Saí-azul (Dacnis cayana)
 
 
Conheça as Espécies
Jaçanã
Vivem em casal. Os sexos são semelhantes, porém a fêmea é bem maior.
 

JAÇANÃ
Jacana jacana (Linnaeus, 1766)
Família: Jacanidae
Nome em inglês: Wattled Jacana

02/12/2019 – Apresenta ampla distribuição na América do Sul, do Panamá ao norte da Argentina e Uruguai. Seis subespécies, duas ocorrem no Brasil e uma na Mata Atlântica. Além do bioma, Jacana jacana jacana ocorre do sul da Colômbia e Venezuela ao leste da Bolívia, norte da Argentina e Uruguai e em praticamente todo o Brasil.

Divulgação/Pick-upau

Jaçanã (Jacana jacana)



Tem cerca de 25 cm. Suas pernas são altas e finas e os dedos muito compridos com unhas retas e pontiagudas; unha do dedo traseiro mais comprida do que o dedo; bico com grande escudo frontal dividido em quatro lobos; asas com esporão perto do encontro. O bico do imaturo de Jacana j. jacana é amarelo e a base e os lobos são vermelhos; cabeça e lado ventral pretos; dorso marrom-avermelhado; as rêmiges são amarelo-esverdeadas com as pontas pretas; apresenta esporão no encontro. Durante o voo, expõe penas de voo amarelo-esverdeadas.


Divulgação/Pick-upau

Jaçanã (Jacana jacana)

 

Habita lagoas, brejos, banhados, pantanais, campos e pastos alagados. Vivem em casal. Os sexos são semelhantes, porém a fêmea é bem maior, 159 gramas, ao contrário do macho, com 69 gramas.

O voo é rasteiro e durante o processo fica com asas flexionadas, pescoço estendido e as longas pernas esticadas para trás. Consome artrópodes, moluscos e pequenos peixes.

Divulgação/Pick-upau

Jaçanã (Jacana jacana)

 

Constrói um ninho parcialmente submerso, com vegetação aquática flutuante e ancorado na vegetação lacustre. Põe 4 ovos riscados com garatujas vermiformes escuras, que são incubados pelo macho.

Além da incubação, o macho promove a limpeza, retirando as cascas dos ovos de dentro do ninho e cuida dos filhotes. Os filhotes são muito predados por peixes, serpentes aquáticas, grandes anfíbios e jacarés.

Divulgação/Pick-upau

Jaçanã (Jacana jacana)



Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Divulgação/Pick-upau

Jaçanã (Jacana jacana)



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.