Guaxe (Cacicus haemorrhous)
 
 
Ninhos
Nova edição da Darwin Society Magazine traz trabalho sobre ninhos artificiais
Iniciativa faz parte do Projeto Aves da Mata Atlântica
 

20/03/2017 – A Agência Ambiental Pick-upau, através do CECFLORA – Centro de Estudos e Conservação da Flora e do Projeto Darwin lança a vigésima terceira edição da publicação científica, Darwin Society Magazine. A revista traz neste exemplar um trabalho sobre a produção de ninhos artificiais para aves.

A iniciativa para o desenvolvimento do estudo ocorreu após as inúmeras expedições realizadas pelo litoral norte de São Paulo, sobretudo, no município de Ubatuba. Verificou-se que muitos moradores têm e outros gostariam de ter ninhos em suas propriedades, bem como comedouros e nectários para convívio e observação das aves.

Pick-upau/Divulgação

Leia a publicação completa.

Neste primeiro momento a Pick-upau criou um espaço, denominado Passaredo, com diversos equipamentos de observação e convivência para aves no CECFLORA, como forma de padronizar as metodologias para o desenvolvimento desses objetos e serviços voltados à observação da avifauna. Na segunda fase, estes resultados serão aplicados nas áreas de interesse no litoral norte de São Paulo, área que abrange o projeto Aves da Mata Atlântica.

Leia a seguir o resumo da publicação
Em todos os lugares é possível ver uma ave, elas habitam desde as margens do gelo polar até forestas tropicais, seu estudo contribui muito para o conhecimento dos vertebrados, fornecendo dados importantes sobre comportamento e ecologia. Características como altas vocalizações, plumagem colorida e o hábito diurno da maioria das espécies favorecem os estudos.

Além de atuarem como polinizadores e dispersores de sementes, por sua capacidade de deslocamento, são indicadores da qualidade ambiental, pois seu desaparecimento pode ser explicado pela alteração no ecossistema, uma das consequências da degradação ambiental como desmatamentos e fragmentação de habitats, é a redução na oferta de cavidades naturais para nidificação.

A reprodução é importante para a perpetuação das espécies e os ninhos são fundamentais nesta etapa, pois fornecem proteção a ovos e filhotes. A variedade é grande, muitos são construídos com materiais vegetais de várias procedências, outros são feitos em cavidades em árvores, cupinzeiros, barrancos e cactos.

Existem também os ninhos artificiais, construídos pelas pessoas de modo a favorecer a reprodução e a conservação das aves. Estudos sobre utilização de ninhos artificiais são importantes para obter diversas informações sobre reprodução, como o número de ovos e taxas de eclosão, taxas de entrega de alimento e de defesa contra predadores, tempo de permanência do filhote no ninho e cuidado parental.

São essenciais também para a conservação de espécies ameaçadas de extinção, fornecendo-lhes sítios de nidificação. No segundo semestre de 2016 foram confeccionados oito ninhos artificiais utilizando tábuas pinus de 30cm, instalados em árvores no Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA, da Agência Ambiental Pick-upau. As medidas foram feitas com base no manual de construção de ninhos artificiais do projeto NestWatch, desenvolvido pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell e o Centro de Aves Migratórias do Instituto Smithsonian, ambos nos Estados Unidos. Esta edição da Darwin Society Magazine apresenta um breve histórico do trabalho que a Agência Ambiental Pick-upau vem realizando sobre a iniciativa de cientistas cidadãos, a utilização de ninhos artificiais e a disseminação de informações que corroborem com a conservação da avifauna e seus habitats.

A edição 23 da Darwin Society Magazine “Utilização de ninhos artificiais como estratégia na conservação das aves e a inserção da sociedade na sua preservação.”, foi patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e realizada com parceria do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima – FNMC, do Ministério do Meio Ambiente – MMA.



Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
Bacurau (Nyctidromus albicollis)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.