Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
‘Aves da Mata Atlântica’ identifica as primeiras 100 espécies
Projeto patrocinado pela Petrobras estuda avifauna em São Paulo
 

11/01/2016 – O projeto ‘Aves da Mata Atlântica’ registra a primeira centena de espécies da avifauna durante as expedições científicas. A primeira espécie registrada foi da família Cotingidae, um pavó (Pyroderus scutatus), avistado na praia de Cigarras, em São Sebastião. O projeto está sendo realizado no litoral norte de São Paulo, abrangendo os municípios de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, sendo esse último o com maior registro de espécies, sobretudo, na porção do norte do município.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)


Entre as diversas espécies registradas destaque para Bico-virado-carijó (Xenops rutilans), Tesourão (Eupetomena macroura), Martim-pescador-grande (Megaceryle torquata), Pica-pauzinho-verde-carijó (Veniliornis spilogaster), Teque-teque (Todirostrum poliocephalum), Guaxe (Cacicus haemorrhous), caneleiro-de-cahpéu-negro (Pachyramphus validus), Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris), Tiririzinho-do-mato (Hemitriccus orbitatus), Arapaçu-rajado (Xiphorhynchus fuscus), Saíra-militar (Tangara cyanocephala), Maçarico-branco (Calidris Alba), Batuíra-de-bando (Charadrius semipalmatus), Fragata-comum (Fregata magnificens), Benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons), Bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus), Surucuá-grande-de-barriga-amarela (Trogon viridis), Beija-flor-tesoura-de-cabeça-violeta (Thalurania glaucopis), Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavecens), Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), Periquito-rico (Brotogeris tirica) entre outras.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Saíra-sete-cores (Tangara seledon)


Para a pesquisadora da Agência Ambiental Pick-upau, Viviane Rodrigues Reis, as aves são animais acessíveis à contemplação e tem grande importância nos ecossistemas. “As aves por serem animais predominantemente diurnos e conspícuos atraem a atenção de pessoas em todo o mundo. A alta diversidade, sobretudo, no Brasil é notável, pois, influencia na quantidade de serviços ambientais proporcionados por elas, como dispersão de sementes, polinização de flores e controle de invertebrados como os insetos”, diz Reis.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Suiriri (Tyrannus melancholicus).


Reis destaca ainda a marca atingida pela pesquisa. “O Projeto Aves da Mata Atlântica que investiga a distribuição das espécies no Litoral Norte de SP atingiu a marca de 100 espécies identificadas. Pesquisas como esta são importantes, pois fornecem dados para a implementação de políticas públicas voltadas à conservação das espécies e de todo o ecossistema”, completa.

O Projeto Aves da Mata Atlântica tem patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental e prevê além das pesquisas sobre a avifauna, atividades de sensibilização socioambiental voltada à conservação da biodiversidade e o plantio de mudas de espécies nativas para o enriquecimento genético de fragmentos florestais.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Petrobras/Reprodução

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.