Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Pick-upau leva o ‘Aves da Mata Atlântica’ para o ECOSP
Organização faz palestra e distribui material em evento ambiental
 

28/04/2017 – A Agência Ambiental Pick-upau participou do Encontro Ambiental de São Paulo – ECOSP 2017, realizado no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de abril e a organização apresentou os resultados preliminares do Projeto Aves da Mata Atlântica, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.


Criado em 2006, o ECOSP traz em suas edições importantes debates ambientais e com caráter gratuito, consegue viabilizar o acesso a muitas pessoas, incluindo estudantes, pesquisadores, professores e a sociedade civil em geral.

Além da bióloga-chefe da Agência Ambiental Pick upau, Viviane Rodrigues Reis, estavam entre os palestrantes Murilo Reple Penteado Rocha, Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) do Ministério do Meio Ambiente; Lídia Maria Ruv Carelli Barreto, da Universidade de Taubaté; Ricardo Deguti de Barros Silva, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Francisco de Assis Matos de Abreu, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará; Duarte Estáquio Gonçalves Junior, prefeito municipal da cidade de Mariana, entre outros.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.


Entre os temas destacados estão a conservação da avifauna na Mata Atlântica; a importância das abelhas (apicultura) para o meio ambiente; a engenharia acústica e sua importância para o meio ambiente; o papel regulatório do DNPM e as interfaces ambientais na mineração; SAGA – Sistema Aquífero da Grande Amazônia; amostragem e Análises em Sedimento Marinho; os plásticos e as suas contribuições para a sociedade; veículos aéreos não tripulados servindo como ferramenta para o monitoramento ambiental; o acidente de Mariana e seus impactos ambientais.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.


Serviço:
ECOSP 2017
Onde: Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Endereço: Rua Genebra, 25, Bela Vista, Capital/SP
Quando: 27 a 28 de abril de 2017

Sobre o ECOSP
Evento sem fins lucrativos, idealizado e organizado pelo SEESP (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) com o apoio da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros). Tem como objetivo sensibilizar e mobilizar interessados em geral, entre os quais estudantes e profissionais, sobretudo da área da engenharia, para a importância de sua participação na construção de uma sociedade sustentável e justa. Pretende também atuar fortemente na busca de soluções para a preservação do meio ambiente e a superação das desigualdades sociais no País, influenciando as políticas públicas por meio de parcerias, compartilhamento de ideias e iniciativas com outras organizações.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.


Nesse contexto, o EcoSP consolida-se como importante fórum à discussão sobre o tema premente do desenvolvimento sustentável. Além disso, tem se constituído em espaço fundamental para a apresentação de boas práticas ambientais. Desenvolver soluções para assegurar seu acesso à grande maioria da população e, portanto, qualidade de vida é o desafio colocado aos engenheiros. Sucessor do Ecovale – realizado por quatro edições consecutivas na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba – o encontro tem dado sua contribuição a essa construção. Assim, a cada versão, o evento tem jogado luz sobre questões cruciais, tais como mudanças climáticas, saneamento básico, energias alternativas, política e tecnologias ao tratamento de rejeitos sólidos e efluentes. Também tem incluído, tradicionalmente, a mostra de produtos reciclados e serviços ecologicamente corretos.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.


Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 40.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal de espécies nativas de biomas brasileiros; reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de fragmentos florestais; políticas públicas, através da atuação em conselhos; neutralização de gases de efeito estufa e mitigação às mudanças climáticas através de projetos REDD, plantio de mudas e créditos de carbono; até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade da fauna e flora.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.


Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis. Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030. Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios.

Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, realizaremos seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. Os processos seletivos serão elaborados com a participação de representantes de diferentes áreas da Petrobras, da sociedade civil e do governo. Quando abertas, as seleções públicas serão amplamente divulgadas no site da Petrobras e em outros meios de comunicação. Fonte: Petrobras
Saiba mais: www.petrobras.com.br


Da Redação
Fotos: Pick-upau/Petrobras/Reprodução

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.