Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Em evento mundial, mais de 900 aves foram observadas em 24h no MS
Ação faz parte do Global Bird Day
 

Tatiana Marin Em 06h29 - 08/05/2018 - Quantas aves você é capaz de observar por dia? Durante as 24 horas de 5 de maio deste ano diversas pessoas registraram 949 pássaros de 280 espécies no Mato Grosso do Sul. A ação, que acontece anualmente, faz parte do Global Bird Day, evento mundial promovido pelo The Cornell Lab of Ornithology, entidade dedicada ao estudo e preservação de aves.

Os dados ainda estão sendo compilados, portanto os números ainda vão mudar. Até esta segunda-feira (07), Mato Grosso do Sul era o sétimo estado brasileiro com 280 espécies de pássaros observados. A arara-vermelha foi o animal mais avistado neste ano.

Edson Marques/Reprodução-Facebook

As araras foram as aves mais observadas no Global Big Day deste ano.



Qualquer pessoa pode participar do evento. Acesse o site eBird para saber como e para mais informações sobre rankings mundiais e nacionais

Aves no Mato Grosso do Sul
Entre os locais ou pessoas com mais registros de aves no Estado está a Pousada Aguapé com 206 espécies. A pousada, que fica em Aquidauana, município 140 quilômetros distante de Campo Grande, tem a 5ª posição entre locais ou pessoas com mais espécies em todo o Brasil.



Quem também está contribuindo com a ação é o biólogo Edson Marques, que trabalha como monitor ambiental no Buraco das Araras, em Jardim, a 238 quilômetros da Capital. Até a última atualização desta segunda-feira (07) ele estava em 4º lugar no ranking do Mato Grosso do Sul, com 99 espécies.

“O Mato Grosso do Sul é um grande estado para o turismo de observação de aves”, opina Edson. Segundo ele, o número de pássaros observados é muito alto para a época, por estarmos no outono. Para o biólogo os números são é muito significativos para o turismo local. “O segmento chamado observação de aves vem movimentando toda a cadeia produtiva de estados e cidades. Assim, com as aves, pode-se desenvolver ações econômicas para regiões onde há grande diversidade de espécies”, explica.

Edson Marques/Reprodução-Facebook

Bichoita (Schoeniophylax phryganophilus).



Próximo a Bonito, que fica a 298 quilômetros de Campo Grande, o Buraco das Araras é uma das paradas obrigatórias para turismo. Edson fez diversos registros de pássaros no local. Assista a um dos vídeos produzidos pela atração turística.

Ano das Aves – Além disso, 2018 foi eleito o Ano Internacional das Aves por importantes instituições como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e o próprio The Cornell Lab of Ornithology. No Brasil, a Agência Ambiental Pick-upau juntamente com as mais de 150 organizações participantes, vai “celebrar as aves, através de canais como revistas, televisão, mídias sociais e outros meios de comunicação”, conforme diz o site da instituição. A ação é realizada em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês).
Matéria editada às 15:17 para correção de informações.

Do Midiamax - Jornal Diário de Mato Grosso do Sul e Campo Grande.

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.